Topo

Operário morre atingido por portão no cais em Porto Alegre; é o 5º acidente de trabalho esta semana

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

29/03/2012 17h34

Um trabalhador morreu após ser atingido por um portão de ferro no cais do porto, no centro de Porto Alegre, no final da manhã desta quinta-feira (29). Amauri Domingues Filho, 38, era funcionário terceirizado de uma empresa de fertilizantes. No momento em que uma retroescavadeira carregada passou pelo local, encostou na estrutura de ferro –que pesa cerca de uma tonelada–, que acabou tombando sobre o homem.

Ele foi socorrido no local, mas não resistiu aos ferimentos. Uma equipe de socorristas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) chegaram a utilizar desfibrilador e fazer massagem cardíaca em Domingues por cerca de 30 minutos, mas ele não reagiu, morrendo de parada respiratória e com ferimentos na cabeça. Segundo testemunhas, o acidente foi uma fatalidade.

Cinco mortes

Esta é a quinta morte por acidente de trabalho na região metropolitana de Porto Alegre somente nesta semana. Na segunda-feira (26), os pintores Luís Geraldo Medeiros Santos, 30, e Giobel Fernando Garcia dos Santos, 26, morreram ao caírem junto a um andaime do nono andar de um prédio em construção no centro de Gravataí. Conforme a Brigada Militar, que esteve no local, os trabalhadores não estavam com o sistema completo de segurança.

Na terça-feira (27), um acidente de trabalho vitimou um funcionário do governo estadual dentro do Palácio Piratini, sede do Executivo gaúcho, no centro da capital. O marceneiro José Gomes da Silva, 55, afiava uma faca quando uma pedra do esmeril escapou e acertou sua cabeça. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital.

Já nesta quarta-feira (28), Rogério de Araújo Pereira, 35, perdeu a vida quando foi atingido por uma prateleira na madeireira em que trabalhava, na zona norte de Porto Alegre. Ele operava uma empilhadeira, quando uma carga de chapas de madeira cedeu e caiu sobre ele.