Topo

Título serve de estímulo para que Rio prossiga trajetória de revitalização e crescimento, diz Dilma

Do UOL, em São Paulo

01/07/2012 14h11

A presidente Dilma Rousseff parabenizou neste domingo (1º) a população do Rio pela conquista do título de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural Urbana, concedido à cidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Nota divulgada à imprensa pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República diz que a presidente considera o reconhecimento da Cidade Maravilhosa “motivo de orgulho para todo o Brasil”.

“A presidenta considera o reconhecimento da Cidade Maravilhosa como Patrimônio Mundial motivo de orgulho para todo o Brasil e um estímulo para que a cidade do Rio de Janeiro prossiga em sua trajetória de revitalização e crescimento, que tem melhorado a vida de seus habitantes. Com suas belezas naturais e a intervenção criativa do homem em sua paisagem urbana, o Rio encanta a todos que o visitam”, diz o texto.

“O título chega num momento em que o Rio de Janeiro mostra ter competência e capacidade de gestão para sediar importantes eventos nacionais e internacionais, como a Rio+20, realizada há poucos dias, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016”, acrescenta a nota, informando ainda que a presidente telefonou ao governador Sérgio Cabral (PMDB) e ao prefeito Eduardo Paes (PMDB) “congratulando-se com a homenagem”.

O Rio é a primeira localidade no mundo a conquistar o título. O anúncio era aguardado para ontem, mas acabou sendo adiado. A Unesco considerou a cidade um exemplo único de interação entre o homem, a cidade e a natureza. O Conselho Internacional de Monumentos e Sítios avaliou “não constar hoje da Lista do Patrimônio Mundial qualquer paisagem cultural com a combinação de valores e atributos presentes no Rio de Janeiro”.

Compõem atualmente o Comitê da Unesco, as delegações da Argélia, do Camboja, da Colômbia, Estônia, Etiópia, França, Alemanha, Índia, do Iraque, Japão, da Malásia, do Mali, México, do Catar, da Rússia, do Senegal, da Sérvia, África do Sul, Suíça, Tailândia e dos Emirados Árabes Unidos.

Além da Paisagem Cultural do Rio de Janeiro, o Brasil conta hoje com outros 18 bens culturais e naturais na lista de 911 bens reconhecidos pelo órgão da ONU.

Entre os bens culturais estão o conjunto arquitetônico de Ouro Preto (MG), o centro histórico de Olinda (PE) e o conjunto urbanístico de Brasília (DF). Entre os bens naturais figuram o Parque Nacional do Iguaçu (PR), o Parque Nacional Serra da Capivara (PI) e o Pantanal Mato-grossense (MT e MS).