Corpo de dom Eugênio chega à Catedral Metropolitana do Rio para velório; enterro será amanhã
Acaba de chegar à Catedral Metropolitana de São Sebastião, no centro do Rio de Janeiro, o corpo do arcebispo emérito do Rio, dom Eugênio de Araújo Sales. O religioso morreu na segunda-feira (9), às 22h30, vítima de um infarto enquanto dormia. O caixão chegou em um carro do Corpo de Bombeiros, acompanhado por centenas de pessoas. O enterro será realizado às 15h de quarta-feira (11), na cripta da catedral.
Segundo a arquidiocese, dom Eugênio será homenageado nesta terça-feira (10), com missas a cada duas horas durante todo o dia. O atual cardeal-arcebispo, dom Orani Tempesta, presidirá as homenagens. Ele acompanha o velório. Quem também está na catedral são o governador do Rio, Sérgio Cabral, e o prefeito da capital carioca, Eduardo Paes.
Dom Eugênio, que tinha 91 anos, era o mais antigo cardeal da Igreja Católica brasileira e, segundo a Arquidiocese do Rio, morreu na Residência Assunção, onde morava, na estrada Sumaré, na zona norte da cidade. A notícia de sua morte repercutiu na Santa Sé. Em nota, o Papa Bento 16 lamentou a morte do cardeal brasileiro, qualificando-o de "intrépido".
"Quero manifestar meus pêsames aos bispos, seus auxiliares, ao clero, às comunidades religiosas e aos fiéis da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, que tiveram por três décadas um intrépido pastor", escreveu o Sumo Pontífice em um telegrama enviado ao arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.
"Foi um autêntico testemunho do Evangelho em meio a seu povo. Dou graças ao Senhor por ter dado à Igreja pastor tão generoso", completa a nota do Sumo Pontífice.
"Em 70 anos de sacerdócio e 58 de no episcopado, (dom Eugênio) sempre quis indicar o caminho da verdade na caridade e servir à comunidade, prestando particular atenção aos mais desfavorecidos, fiel a seu lema episcopal "impendam et superimpendar" "(gastarei e gastar-me-ei por inteiro por vós), recorda a nota, em uma referência à Carta de São Paulo aos Coríntios: "De mui boa vontade darei o que é meu, e me darei a mim mesmo pelas vossas almas, ainda que, amando-vos mais, seja menos amado por vós".
Trajetória
Nascido em 8 novembro de 1920, Eugênio de Araújo Sales foi ordenado padre aos 23 anos e promovido por Paulo 6º, em 1968, a arcebispo de Salvador, na Bahia. Participou de várias sessões do Concílio Vaticano 2º (1962-1965), que modernizou a Igreja Católica.
Designado cardeal por Paulo 6º em 1969, dom Eugênio Sales foi por 30 anos arcebispo do Rio de Janeiro. Entre suas criações mais célebres estão a campanha da fraternidade e as comunidades eclesiais de base, além do apoio a refugiados políticos nos anos da ditadura brasileira.
Com sua morte, o colégio cardinalício fica com 208 membros, entre eles 121 eleitores no caso de conclave ou eleição do papa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.