Topo

Após morte de PM em UPP, polícia do Rio retoma buscas por traficante resgatado em delegacia

O acusado de tráfico de drogas Diogo de Souza Feitosa foi resgatado por criminosos fortemente armados - Divulgação/Disque-Denúncia
O acusado de tráfico de drogas Diogo de Souza Feitosa foi resgatado por criminosos fortemente armados Imagem: Divulgação/Disque-Denúncia

Do UOL, no Rio

27/07/2012 14h25

A Polícia Militar do Rio de Janeiro voltou a fazer operações, nesta sexta-feira (27), nas favelas do Complexo de Manguinhos, na zona norte, com o objetivo de localizar e prender o acusado de tráfico de drogas Diogo de Souza Feitosa, o "DG", que foi resgatado dentro de uma delegacia por comparsas armados no início deste mês.

Ainda não há informações sobre troca de tiros, prisões ou apreensões, segundo a PM. A ação é executada por homens do batalhão da Maré (22º BPM), que iniciaram a varredura nesta manhã pela favela do Mandela. DG é apontado como o principal aliado do grande chefe do tráfico no Complexo de Manguinhos, Marcelo Fernando Pinheiro Veiga, o "Marcelo Piloto".

Os esforços para recapturar DG haviam sido ofuscados pelo ataque de criminosos à UPP Nova Brasília, na última segunda-feira (23), quando a soldado da PM Fabiana Aparecida de Souza, 30, morreu após ser atingida por um disparo de fuzil. Desde então, o Bope (Batalhão de Operações Especiais) ocupa a região com boa parte de seu efetivo.

Comunidades próximas a Manguinhos também foram alvos de operações da PM nesta sexta-feira. Em Bonsucesso, agentes do 22º BPM apreenderam armas e drogas durante ação na rua Esperança --uma metralhadora, mais de mil papelotes de cocaína, 2kg de crack, 2kg de maconha, 400 comprimidos de ecstasy, entre outros. A ocorrência foi registrada na 21ª DP (Bonsucesso).

Já na favela do Caju, também na zona norte, policiais do batalhão de São Cristóvão (4º BPM) prenderam dois homens cujas identidades não foram divulgadas, e apreenderam quatro máquinas caça-níqueis, uma pistola calibre 9mm, além de maconha e cocaína não contabilizada. Os suspeitos e o material foram encaminhados para a 17ª DP (São Cristóvão).

Procurados

A Polícia Civil do Rio divulgou uma lista com dez homens vinculados ao tráfico de drogas da região das favelas de Manguinhos e do Jacarezinho, e que foram responsáveis pelo resgate de DG após invasão ao distrito policial do Engenho Novo (25ª DP).

Há duas semanas, agentes do GAT (Grupamento de Ações Táticas) prenderam Paulo Roberto Gomes dos Santos, conhecido como "Paulinho da Mandela", que, segundo a PM, seria comparsa de DG.

Ele é acusado de participar da ação criminosa na 25ª DP, mas não estava na lista originalmente divulgada pela Polícia Civil.

Segundo a polícia, o resgate foi liderado pelo próprio chefe do crime organizado no Complexo de Manguinhos, Marcelo Piloto. Davi Moraes de Sá, conhecido como Davi Paraíba, que ocupa o cargo de gerente na estrutura do crime organizado em Manguinhos, e Wallace Carlos da Conceição, o Churrasquinho, outro integrante da cúpula criminosa do Complexo de Manguinhos, são outros que encabeçam a lista dos homens que invadiram a 25ª DP.

Também estão na relação de procurados: Luiz Antônio Andrade, o Toinho, que atualmente é o gerente das bocas de fumo da favela do Mandela, Ilan Nogueira Sales, o Capoeira, Alan Mendonça da Silva, o Lourinho. Todos são comparsas diretos de DG na gestão do crime organizado na região que compreende as favelas de Manguinhos e Mandela.

Completam a lista Éber do Nascimento Cândido, o Ebinho, Luiz Augusto Roque de Melo Filho, o Leno, Clayton Bernardes dos Santos, conhecido como 2B ou Babão e Fabinho do Fundão, também chamado de "FB do Pontilhão", que são pertencentes à quadrilha da favela do Jacarezinho, na zona norte.

Para a polícia, a participação direta de homens do alto escalão do narcotráfico das comunidades do Complexo de Manguinhos e da favela do Jacarezinho --ambas controladas pela mesma facção, o Comando Vermelho (CV)-- no resgate de DG é uma prova da importância que o criminoso resgatado tem para a quadrilha. Feitoza, que fora detido horas antes do resgate, ocupava uma das celas da delegacia do Engenho Novo.

Ousadia

Espantada com a ousadia dos traficantes, a cúpula da Polícia Civil determinou que sejam feitas operações imediatas para recapturar o criminoso, e pediu ajuda da população.

Em nota, a instituição esclareceu que DG foi resgatado quando ocupava uma cela da 25ª DP (Engenho Novo), justamente no momento em que homens da Coinpol (Corregedoria Interna da Polícia Civil) realizavam uma diligência no distrito.

Feitosa foi detido na manhã do dia 3 de julho após sofrer um acidente de moto em um dos acessos à favela de Manguinhos. Ele tentou furar uma blitz policial em alta velocidade, na contramão, e acabou batendo contra um automóvel.

Ao ser socorrido por policiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais) e do Batalhão de Choque, o acusado de tráfico de drogas foi reconhecido, preso e posteriormente encaminhado para a 25ª DP.