São Paulo teve média de 212 incêndios por dia em agosto, aponta levantamento dos bombeiros
O mês de agosto registrou em todo o Estado de São Paulo uma média diária de 212 incêndios em cobertura vegetal, segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira (24) pelo Corpo de Bombeiros.
Os dados não consideram, porém, os 25 incêndios em favelas na capital paulista ocorridos este ano –ano passado, foram 79 e 189 em todo o Estado.
Em todo o território paulista, segundo os bombeiros, foram 8.096 incêndios registrados entre 24 de maio, início da operação “Corta Fogo”, e o dia de hoje. Só nos 24 dias de agosto, o número chegou a 5.088.
“Há os fatores climáticos, como baixa umidade relativa do ar e maior influência do fenômeno La Niña no país, em relação ao ano passado, mas ainda é comum as pessoas jogarem bitucas de cigarros próximo a estradas e rodoviais, ou mesmo em áreas urbanas, próximo a mato seco”, disse o tenente Marcos Palumbo, dos bombeiros.
Na capital, de acordo com o tenente, foram 423 incêndios este mês –a maioria, com 188 casos, registrada na zona leste da cidade.
“[A zona leste] Tem menos áreas verdes que as demais e não tem a proximidade com represas que a zona sul [como a Guarapiranga] tem, por exemplo”, definiu.
Já os incêndios registrados em favelas teriam ocorrido, em grande parte, explicou Palumbo, em função da combinação entre clima seco e ligações de energia elétrica irregulares, ou os chamados “gatos”. “Mesmo assim, o número de registros nessas comunidades ainda está bem abaixo do que tivemos ano passado”, minimizou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.