Topo

Incêndio atinge favela na zona leste de São Paulo; fogo é controlado

Do UOL, em São Paulo

28/08/2012 12h14Atualizada em 28/08/2012 14h48

O incêndio que atingiu uma favela no bairro de São Miguel Paulista, zona leste da capital paulista, no começo da tarde desta terça-feira (28) já foi controlado, segundo informações do Corpo de Bombeiros. O fogo começou por volta das 11h30 na comunidade localizada no cruzamento da avenida Jacu-Pêssego com a avenida Manuel da Paixão.

Cerca de 55 moradias foram atingidas e 15 carros dos bombeiros atenderam a ocorrência. Não há registro de vítimas e ainda não se sabe o que causou o fogo.

Equipes da Defesa Civil compareceram ao local para prestar assistência às famílias e avaliar os danos nas casas. O número de unidades destruídas poderia ser ainda maior.

Mais casos

De acordo com cálculos dos bombeiros, ao menos 25 incêndios em favelas foram registrados neste ano --até a última sexta-feira (24)-- na capital. Durante todo o ano passado, foram 79.

Segundo o tenente Marcos Palumbo, os incêndios ocorrem, em grande parte, pela combinação entre clima seco e ligações de energia elétrica irregulares, os chamados “gatos”. 

Clima

Depois de 41 dias sem chuva e dos recordes de baixa umidade registrados na semana passada, São Paulo deve voltar a ter chuvas nesta quarta e quinta-feira, graças à passagem de uma frente fria. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na última segunda-feira a capital paulista registrou 58% de umidade relativa do ar. A Defesa Civil aponta que o nível ideal deve ser em torno de 60%. Com a chuva, as temperaturas devem cair. (Com informações da Agência Estado)