Topo

Fumaça de queimadas agrava sensação de calor e clima seco em Cuiabá

Jorge Estevão

Do UOL, em Cuiabá

13/09/2012 18h16

Não há qualquer previsão de chuvas até a próxima quarta-feira (19) para Cuiabá e a temperatura vai oscilar entre 35ºC e 38ºC. A previsão é do CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), localizado no Vale do Paraíba (SP).

Agravado a isso, a fumaça originada de queimadas no entorno da região metropolitana de Cuiabá, e poeira ocasionada por obras da Copa do Mundo de 2014 aumentam o desconforto da população e elevam o número de internações em hospitais públicos, maioria formada por crianças e idosos com problemas respiratórios.

Para piorar a situação, segundo o CPTEC, o índice ultravioleta (IUV) chegou a 11, que é o extremo numa escala que se inicia com 2. Essa incidência de raios solares motiva o surgimento de doenças da pele. Nesta quinta-feira (13) a temperatura ficou em 38ºC e a umidade relativa do ar em 16%. Estes índices estão muito abaixo do recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Segundo a metereologista Ludmila Pochmann, o clima seco é normal nesta época do ano, mas em Cuiabá a situação torna-se atípica por causa da fumaça de queimadas urbanas. Há uma grande massa de alta pressão de cima para baixo, que impede a evaporação de água e por conseqüência a formação de nuvens.

Por causa dessa “tampa”, como classifica a metereologista, há grande concentração de partículas de monóxido de carbono, que são gases poluentes expelidos pela queima de combustível em veículos.

Segundo ela, Cuiabá apresentou nesta quarta-feira 750 partes por bilhão. “A situação na capital de Mato Grosso não está boa, mas também não é alarmante”, afirmou.