Topo

Prefeitura de Belford Roxo (RJ) não paga conta e concessionária corta energia elétrica

Do UOL, no Rio

21/11/2012 16h34

A sede da Prefeitura de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, está sem luz desde a manhã desta quarta-feira (21). Segundo a Light, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica na cidade, o governo municipal não pagou a conta deste mês, o que motivou a interrupção do serviço.

No entanto, a empresa não divulgou o valor da dívida. Além da sede, outros prédios utilizados por órgãos vinculados à gestão municipal também estão sem energia elétrica. A Prefeitura de Belford Roxo ainda não se manifestou sobre o assunto.

A Light confirmou ter mantido o serviço apenas em instituições cujos serviços são essenciais, tais como postos de saúde, hospitais ou unidades do Corpo de Bombeiros, por exemplo. A assessoria da empresa afirmou não poder divulgar mais detalhes.

Acúmulo de lixo

Belford Roxo enfrenta um grave problema desde o primeiro turno das eleições municipais: o acúmulo de lixo nas ruas da cidade. Em função de problemas contratuais, a empresa responsável pela coleta, a Locanty, interrompeu o serviço desde o dia 7 de outubro.

Em nota, a Prefeitura de Belford Roxo disse que o problema foi criado "devido à irregularidade na apresentação das certidões da empresa Locanty (responsável pela coleta de lixo na cidade), a referida está impedida de prestar serviços a órgãos públicos, abandonando, assim, a coleta de lixo na cidade".

Há quase duas semanas, uma liminar da 1ª Vara Cível de Belford Roxo determinou que a prefeitura assumisse o serviço de coleta de lixo urbano imediatamente, sob pena de multa de R$ 1 mil por dia caso descumpra a decisão. No entanto, o problema ainda não foi resolvido, segundo relatos de moradores.