Principais problemas do paulistano, saúde, transporte e mobilidade não foram resolvidos
Das 125 metas ainda não cumpridas pela gestão de Gilberto Kassab (PSD) dentro do atual mandato - que compreende um plano de 223 metas que deveriam ser cumpridas até o final deste ano -, o descumprimento é mais grave dentre aquelas que compreendem ações em saúde e transporte/mobilidade urbana.
A avaliação é da ONG (organização não governamental) Rede Nossa São Paulo, que definiu as metas do plano assinado há quatro anos pelo prefeito. Entre as principais que ainda estão em andamento e não têm previsão de ser concluídas até o próximo dia 31, por exemplo, está a construção de três hospitais nas zonas leste, sul e norte da cidade - nos três casos, as obras nem sequer começaram.
A implantação de nove terminais de ônibus urbanos também não foi concluída - apenas um foi finalizado, no Campo Limpo -, assim como os 66 km de corredores de ônibus tiveram realizados apenas 12 km.
Os dados constam do site Agenda 2012, criado e mantido pela prefeitura para o acompanhamento público das etapas de cada uma das 223 metas.
Por outro lado, a administração realizou 230,2 km de ciclovias e ciclofaixas - quando a meta estabelecia 100 km. Já na área de saúde, foi cumprida a meta de dez unidades de AMAs (Assistência Médica Ambulatorial) de especialidades.
“Só para o plano de mobilidade urbana, por exemplo, a prefeitura dispunha de R$ 15 milhões que não foram usados. A própria campanha de proteção ao pedestre, que havíamos apresentado à administração em 2007, sem custos, só foi implementada neste ano”, disse o coordenador da Rede Nossa São Paulo, Oded Grajew.
Segundo Grajew, os corredores de ônibus e os terminais urbanos não entregues na totalidade e os hospitais estabelecidos entre as metas também são pontos nevrálgicos que ficam em aberto ao próximo prefeito.
O transporte público, por sinal, foi o principal problema relatado pelo paulistano em uma enquete realizada pelo UOL durante as eleições municipais deste ano. Para os 239.380 internautas que votaram, a saúde também foi um dos principais problemas - o quinto.
Prefeitura diz que ampliará corredores
Em nota, a Secretaria Municipal de Transportes informou que foram feitos 12 km de corredores - Expresso Tiradentes e Vereador José Diniz -, mas que “trabalha para implantar novos corredores de ônibus na cidade”.
“Neste momento estão em licitação 68,5km de corredores, entre eles o Binário Santo Amaro, com 8 km; corredor Radial Leste, com 17 km; Aricanduva, com 14 km, Itaquera, com 6,1 km, Berrini, com 3,3 km e Capão Redondo/Vila Sônia, com 12,1 km. O sistema viário para o Terminal Itaquera contará com 8 km”, disse a pasta no comunicado.
“Além disso, a Secretaria Municipal de Transportes implantou 62,5 km de faixas exclusivas de ônibus à direita entre 2011 e 2012. A medida visa implantar mais 100 km de novas faixas exclusivas para ônibus em todas as regiões da cidade, com o objetivo de aumentar a velocidade média dos ônibus em 15 %, diminuindo o tempo de viagem. No total, a cidade conta com 101,7 km dessas faixas”, complementou o órgão.
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