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Rodoviárias voltam no tempo e oferecem serviço de cartão de Natal gratuito para usuários

Usuário da rodoviária de Campinas (SP) escreve cartão de Natal para ser enviado gratuitamente   - Fabiana Marchezi/UOL
Usuário da rodoviária de Campinas (SP) escreve cartão de Natal para ser enviado gratuitamente Imagem: Fabiana Marchezi/UOL

Fabiana Marchezi

Do UOL, em Campinas

18/12/2012 15h56

Para tentar mostrar um pouco sobre o espírito natalino do passado a viajantes que passam por 11 rodoviárias do país, a Socicam (prestadora de serviços de gestão em transporte de passageiros) promove até a próxima sexta-feira (21) a campanha Cartão Social, que envia, gratuitamente, cartões de Natal para qualquer cidade do Brasil.

Mesmo na era da internet e das mensagens via celular, os passageiros do terminal campineiro têm se rendido e enviado cartões para amigos e familiares, bastando informar o destinatário e a mensagem. Voluntários estão disponíveis para ajudar os interessados, e a empresa paga a compra do cartão e a postagem nos Correios.

No terminal Ramos de Azevedo, em Campinas (93 km de São Paulo), a campanha está na quarta edição, e a expectativa é de que sejam enviados 700 cartões. Em apenas cinco dias de campanha foram enviados mais de 300 cartões para diversas cidades do país, segundo balanço da Socicam.

De acordo com Rodrigo Fernandes, gerente da Socicam, a ideia do projeto é manter a cultura da troca de cartões de Natal. "As pessoas querem surpreender familiares e amigos queridos, porém, com a facilidade da internet, acabam deixando passar, mas quando têm essa opção à disposição gostam de surpreender."

45 mil mensagens

O projeto acontece simultaneamente em mais três terminais paulistas - São José dos Campos, Ribeirão Preto e Tietê (São Paulo). A campanha também chegou a Brasília, Rio de Janeiro, Fortaleza, Aracaju, João Pessoa, Natal e Recife. Ao todo, devem ser enviados 20 mil cartões de Natal.

Desde a primeira edição da campanha Cartão Social Socicam, iniciada em 2001 no Terminal do Tietê, em São Paulo, mais de 45 mil pessoas receberam mensagens de seus familiares e amigos. O serviço funciona todas as terças, quartas e sextas-feiras, das 16h às 20h, e às quintas-feiras, das 8h às 14h. Mas somente até sexta-feira (21).