A 12 dias do Réveillon, prefeita de Fortaleza cancela festa de Ano Novo; governador diz que "fará esforço" por evento
A prefeitura de Fortaleza anunciou, em nota divulgada na noite desta quarta (19), que a cidade não terá festa de Réveillon. A 12 dias da virada do ano e com licitação já definida com a empresa para a montagem da estrutura, a prefeita Luizianne Lins (PT) informou que “não se sente legitimada para conduzir uma festa que transcorrerá em meio a uma mudança de gestão”.
O anúncio foi feito após a divulgação, na tarde desta quarta, da empresa responsável pela montagem da estrutura do palco da festa. O Réveillon deveria acontecer no Aterro da Praia de Iracema e nos bairros Messejana e Conjunto Ceará. Já está marcado para quinta (20) a abertura dos envelopes que revelarão a companhia vencedora da licitação para o show pirotécnico.
O argumento usado pela gestão municipal foi de que a operação Réveillon, coordenada todos os anos pela Prefeitura de Fortaleza e que envolve órgãos municipais, estaduais e federais, só é finalizada às 20h de 1º de janeiro, quando já estará empossado o prefeito eleito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PSB).
Nesse momento, serão restabelecidas as condições normais de fluxo de veículos, circulação de transporte coletivo, limpeza urbana e segurança pública na cidade e, segundo a prefeita, as ações “demandam extrema atenção e coordenação por parte do gestor público municipal, cargo que estará em plena transição neste dia”.
Na primeira entrevista coletiva após a derrota do candidato do PT, Elmano de Freitas, a prefeitura Luizianne Lins já tinha afirmado que iria ponderar a realização da festa. A gestora garantiu que, caso optasse pela realização do Réveillon, deixaria dinheiro em caixa para o pagamento das despesas, mas que precisava de garantias de que o novo prefeito cumpriria com o já que estaria empenhado. Luizianne Lins falou que, ano após ano, era questionada sobre as contas do Réveillon. Dessa vez, disse, não estaria mais no executivo e não teria espaço para se defender.
Durante a diplomação dos vereadores e do prefeito eleito de Fortaleza, o governador do Ceará, Cid Gomes, se comprometeu a se “empenhar pessoalmente para que seja realizada a festa”. O governador disse ainda que, como o Réveillon já é tradicionalmente realizado no Aterro da Praia de Iracema, é lá que deve acontecer. “Vou tentar fazer o máximo que estiver ao meu alcance”, assegurou. O prefeito eleito afirmou que fará o possível para a festa desse ano “marcar a história da cidade”.
Entre as empresas que estavam concorrendo ao edital para o show pirotécnico, a Arte & Fogos MS Promoções já havia gastado R$ 350 mil. Márcio Santana, o sócio proprietário da companhia de Minas Gerais, diz ter empenhado a verba, “sob sua conta e risco”, porque não teria tempo hábil para a compra dos fogos de artifícios depois do resultado da licitação.
Ele estava embarcando em Fortaleza quando recebeu a notícia com surpresa. “Olha, eu não estou sabendo de nada. Apostei no Réveillon de Fortaleza e vou perder muito dinheiro se não houver. Me diga, por favor, o que é que eu faço?”.
A prefeitura ainda informou, na nota, que “caberá ao próximo gestor avaliar as possibilidades e decidir se, no futuro, o evento poderá ser novamente realizado”.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.