Topo

Políticos lamentam mortes em Santa Maria (RS)

Ministra da Cultura, Marta Suplicy, que divulgou nota de pesar pelas vítimas - Elza Fiúza/ABr
Ministra da Cultura, Marta Suplicy, que divulgou nota de pesar pelas vítimas Imagem: Elza Fiúza/ABr

Do UOL, em São Paulo

27/01/2013 15h49

Geraldo Alckmin, governador do Estado de São Paulo, trasmitiu sua solidariedade a Tarso Genro, governador do Rio Grande do Sul, pelas vítimas na boate de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que matou pelo menos 233 pessoas na madrugada deste domingo (27).

"Foi com tristeza que recebi a notícia da tragédia ocorrida em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Transmiti ao governador Tarso Genro nossa solidariedade e colocamos o governo de São Paulo à disposição do que for necessário. Nossos pensamentos e nossas orações às famílias e aos amigos das vítimas", escreveu.

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, também divulgou nota de pesar.

"Nesta terrível tragédia quero manifestar meu pesar, tristeza e solidariedade ao povo de Santa Maria, em especial aos familiares, amigos e toda juventude do Rio Grande do Sul", escreveu ela em comunicado.

O ex-ministro da Defesa e do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim, nascido e criado na cidade gaúcha de Santa Maria, classificou a tragédia como "brutalmente lamentável". Após saber que seus sobrinhos e sobrinhos neto não estavam no local, agora ele aguarda informações para saber se há amigos entre os mortos ou feridos.

"Foi uma tragédia brutalmente lamentável. Tenho dois irmãos que ainda moram em Santa Maria e soube hoje de manhã, quando recebi o telefonema do mais moço. Ele me deu a ideia da magnitude da tragédia, naquele momento ainda falavam em 190 corpos e me disse que havia sido decorrente de um sinalizador usado pela banda, enfim, as informações que já estavam circulando, foi quando então liguei a televisão. Ele me tranquilizou informando que não havia parentes nossos (no local). Tenho toda a família lá: sobrinhos, sobrinhos neto... Meu irmão mais velho está na praia com toda a família e o pessoal do meu irmão mais moço estava com ele (na hora do acidente). Agora, evidentemente, pode ser que tenha alguns amigos, descendentes de amigos, e meu irmão ficou de me avisar no momento em que fosse identificado algum conhecido. Se souber que há pessoas ligadas à gente, viajo para lá. Agora é só aguardar por notícias mesmo. É tudo muito chocante."

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já havia divulgado nota na manhã deste domingo (27) na qual afirmava que o "Brasil inteiro está triste e de luto" devido à tragédia ocorrida na boate Kiss, em Santa Maria (RS). No texto, assinado também pela mulher do ex-presidente, Marisa Letícia, Lula demonstra pesar com a morte de tantos jovens. "Nesse momento difícil, expressamos nossa solidariedade aos amigos e familiares das vítimas e à toda a população da cidade, mas em especial aos pais e mães por essas perdas irreparáveis", diz o texto.

O presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, enviou carta de condolências à presidenta Dilma Rousseff e aos parentes das vítimas do incêndio. Na mensagem, afirma que “com profunda consternação” tomou conhecimento “das trágicas consequências provocadas pelo incêndio numa discoteca, em Santa Maria” e transmite “profundo pesar” e “solidariedade” às famílias das vítimas e ao povo brasileiro. (Com Agência Estado e Agência Brasil)