Topo

Ministra elogia condenação de homens que queimaram moradores de rua no DF

Do UOL, em Brasília

01/03/2013 19h04

 A ministra da Secretaria de Direitos Humanos Presidência da República, Maria do Rosário, emitiu nota nesta sexta-feira (1º) elogiando a decisão da Justiça do Distrito Federal de condenar três homens que queimaram dois moradores de rua no Distrito Federal em fevereiro de 2012. A sentença condenando os homens a mais de 23 anos de prisão foi proferida ontem.

"A condenação exemplar dos responsáveis pelo crime bárbaro cometido contra duas pessoas em situação de rua na cidade de Santa Maria, no Distrito Federal, é a indicação clara de que a sociedade e o judiciário brasileiro não toleram mais a impunidade", diz a nota.

"É inaceitável a ideia de que estas pessoas foram queimadas vivas, simplesmente por não terem um teto para dormir. A onda de violência contra esta população tem aumentado cada vez mais no Brasil. Dada a gravidade desta e de outras violações aos Direitos Humanos das populações mais vulneráreis, o governo brasileiro vem adotando uma série de iniciativas para coibir a onda de violência, e ao mesmo tempo assegurar direitos básicos a esta população", completou.

Segundo a nota, a Secretaria pretende fazer uma mobilização nacional de prevenção e combate à violência contra a população em situação de rua. "Queremos promover uma série de reuniões e audiências públicas, envolvendo agentes de segurança dos estados e municípios, sociedade civil, poder público e organizações sociais para dar visibilidade a este problema, e assim incentivar a adoção de medidas nos âmbitos municipais e estaduais de prevenção e combate à violência contra a população de rua", declarou Maria do Rosário.