Topo

Postos de coleta recebem donativos para vítimas de chuvas no Rio

Casa desaba no bairro Quitandinha, em Petrópolis (RJ), após as chuvas que atingem a cidade na região serrana do Rio - Zulmair Rocha/UOL
Casa desaba no bairro Quitandinha, em Petrópolis (RJ), após as chuvas que atingem a cidade na região serrana do Rio Imagem: Zulmair Rocha/UOL

Julia Affonso

Do UOL, no Rio

19/03/2013 14h51Atualizada em 20/03/2013 10h53

Petrópolis (região serrana) e Duque de Caxias (Baixada Fluminense), as duas cidades mais afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o Estado do Rio de Janeiro no domingo (17) e na segunda-feira (18), estão recebendo doações para as vítimas. Pontos de coleta foram montados nos dois municípios para receber principalmente alimentos, material de limpeza e de utilidade pessoal.

No Rio de Janeiro, a Cruz Vermelha está recolhendo produtos para mandar para os dois municípios no fim de semana. A organização fica na praça Cruz Vermelha, 10, centro da capital fluminense. O telefone de contato é (21) 2224-1941.

Em Petrópolis as principais necessidades na cidade são água, leite, alimentos não-perecíveis, colchonetes, roupas, material de limpeza e artigos de higiene. Segundo a prefeitura do município, 366 famílias tiveram que deixar suas casas devido à chuva.

A prefeitura recebe os donativos na Câmara Municipal dos Vereadores (praça Visconde de Mauá, 89 - centro). Além disso, a igreja Wesleyana (bairro Vale do Cuiabá), a igreja de Santa Luzia (estrada das Arcas, bairro Gentil), a Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (rua Aureliano Coutinho, 81 - centro) e o Centro de Cidadania de Itaipava (estrada União e Indústria, 11.860) também estão recebendo doações.

No Museu Imperial, os visitantes podem pagar a entrada com uma doação na bilheteria, de no mínimo 1,5 litro de água potável. Itens de higiene pessoal, roupas para crianças e adultos, alimentos não-perecíveis, roupas de cama, cobertores, colchonetes e toalhas também são aceitos como pagamento.

A Polícia Civil também recebe doações. De acordo com o delegado titular da 105ª DP (Petrópolis), Alexandre Ziehe, as doações devem ser encaminhadas para a sede da unidade, na rua Rio Branco, s/nº - Retiro.

Em Duque de Caxias, onde há 208 pessoas desalojadas, segundo a prefeitura da cidade, as maiores necessidades são alimentos, material de limpeza e descartáveis.  O posto de coleta de doações está funcionando no terreno paroquial da avenida Automóvel Clube.