Topo

Em Caxias (RJ), 208 pessoas ainda estão desalojadas por causa da chuva

Pista lateral da BR-040 , em Santa Cruz da Serra, alagada  depois das chuvas - Gabriel de Paiva/Agência O Globo
Pista lateral da BR-040 , em Santa Cruz da Serra, alagada depois das chuvas Imagem: Gabriel de Paiva/Agência O Globo

Julia Affonso

Do UOL, no Rio

19/03/2013 12h52

A Prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, informou no início da tarde desta terça-feira (19) que 208 pessoas (49 famílias) continuam desalojadas nos pontos de abrigo no bairro de Santa Cruz da Serra.

Os moradores vítimas das chuvas que caíram sobre a região na noite de domingo (17) e na madrugada de segunda-feira (18) foram levados para três igrejas, uma na avenida Automóvel Clube, outra na rua Paraná e a terceira na rua da Lapa. O temporal causou alagamentos em diversos pontos da cidade.

Segundo informações da prefeitura, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos está em Santa Cruz da Serra atendendo às famílias que estão nos abrigos. Na região foram montados também dois postos de vacinação antitetânica para população. Eles estão funcionando na Igreja Nossa Senhora da Conceição e Igreja Universal da Avenida 31 de Março, no bairro Parque Paulista.

A Defesa Civil de Duque de Caxias, mesmo com o nível dos rios baixando na manhã desta terça, pede à população residente em áreas de risco que, se a chuva voltar a cair forte, saia de casa, procure um local seguro e entre em contato pelo telefone 0800-023 0199.

Xerém

Duque de Caxias receberá R$ 12 milhões do Ministério da Integração Nacional para a execução de obras de reconstrução e recuperação de danos causados por enxurradas, em virtudes das chuvas que castigaram o distrito de Xerém, em janeiro deste ano. A verba será repassada em três parcelas e foi publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União.

Rio de Janeiro

Na capital fluminense, o Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que o município retornou ao estágio de vigilância às 9h desta terça, porque não há previsão de chuvas moderadas ou fortes nas próximas horas.

A cidade estava em estágio de atenção desde as 16h25 de domingo. O estágio de vigilância é caracterizado pela ausência de chuva ou ocorrência de chuva fraca nas próximas horas. Já o estágio de atenção é caracterizado pela possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte.

Os aeroportos Santos Dumont e Internacional do Galeão operam com auxílio de instrumentos para pousos e decolagens. Até as 10h de hoje, dos 43 voos domésticos previstos para o Galeão, cinco atrasaram e quatro foram cancelados. Entre os 10 voos internacionais programados, houve dois atrasos. No Santos Dumont, entre os 46 voos previstos, sete atrasaram e dois foram cancelados.