Topo

Helicóptero faz pouso forçado no morro da Urca, na zona sul do Rio

Helicóptero que caiu no morro da Urca, na zona sul do RJ. Segundo os Bombeiros, não houve vítimas - Reprodução/Globo News
Helicóptero que caiu no morro da Urca, na zona sul do RJ. Segundo os Bombeiros, não houve vítimas Imagem: Reprodução/Globo News

Do UOL, no Rio*

08/05/2013 14h40Atualizada em 08/05/2013 17h10

Um helicóptero fez um pouso forçado por volta das 13h30 desta quarta-feira (8) no morro da Urca, na zona sul do Rio de Janeiro. Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve registro de vítimas.

As informações iniciais davam conta de que o helicóptero havia caído, mas o delegado responsável pelo caso informou que na realidade o piloto fez um pouso forçado na mata para não bater na pista.

Quando os bombeiros chegaram para o resgate, apenas o piloto ainda estava no local. Ele informou que havia mais cinco passageiros no helicóptero no momento do acidente.

Procurada pela reportagem do UOL, a Caminho Aéreo Pão de Açúcar, empresa que administra o bondinho do Pão de Açúcar, afirmou que o acidente foi provocado por uma rajada de vento. Na versão da companhia, o helicóptero já havia pousado, e acabou se deslocando por cerca de cinco metros.

De acordo com informações preliminares do BPTur (Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas), a ocorrência foi registrada às 14h. A aeronave --modelo HB350B-- pertence à empresa Helisul Táxi Aéreo, especializada em voos panorâmicos.

Policiais civis e uma equipe da Seripa (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes) estão periciando o local do acidente.

Outro caso

No dia 2 de maio, um helicóptero da Polícia Civil caiu uma estrada do bairro do Caju, na zona portuária da capital fluminense, durante um treinamento de rotina da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais). Cinco pessoas ficaram feridas.

A Polícia Civil do Rio de Janeiro informou que o motivo da queda do helicóptero - modelo Esquilo e prefixo PPEIH 01-- está sendo investigado. Logo após o acidente, a aeronave foi periciada por peritos do ICCE (Instituto de Criminalística Carlos Éboli).

A corporação descartou a possibilidade de o helicóptero ter sido atingido por disparos efetuados por traficantes da região. Recentemente, a Secretaria Estadual de Segurança Pública instalou uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) no complexo de favelas do Caju. A Core é empregada, normalmente, em ações contra o tráfico de drogas.

*Colaborou Carolina Farias