Topo

Justiça decreta prisão preventiva de acusados de matar dentista na Grande SP

Do UOL, em São Paulo

16/05/2013 12h01Atualizada em 16/05/2013 12h47

O juiz da 3ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo, Edegar de Sousa Castro, decretou a prisão preventiva dos três acusados de roubar e matar a dentista Cinthya Magaly Moutinho de Souza, 46. Ela foi queimada no último dia 25 dentro do consultório em que trabalhava.

A decisão judicial é dessa quarta-feira (15), mas foi divulgada hoje (16) pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. O magistrado recebeu a denúncia apresentada esta semana pelo Ministério Público contra os três suspeitos pelos crimes. Eles já haviam sido indiciados pelo delegado Roberto Bueno Menezes, do 2° DP de São Bernardo, que concluiu o inquérito sobre o caso e pediu a prisão preventiva dos três.

De acordo com o MP, Victor Miguel Souza Silva, 24, Jonatas Cassiano Araújo, 21, e Thiago de Jesus Pereira, 25, deverão responder pelos crimes de latrocínio, sequestro relâmpago, quadrilha armada e roubo qualificado. Além deles, um adolescente também é suspeito do crime.
No último dia 26, o TJ já havia decretado a prisão temporária de Araújo por 30 dias.

  • 7946
  • true
  • http://noticias.uol.com.br/enquetes/2013/04/25/voce-sente-que-a-violencia-em-sao-paulo-aumentou-nos-ultimos-meses.js

Ainda segundo a promotoria, o grupo já teria assaltado outros dentistas na cidade, de forma que Thiago seria o líder. Conforme o MP, ele teria escolhido o consultório da vítima com o pretexto de se colocar "uma massinha nos dentes". Victor teria entrado na sequência, e os dois prenderam a vítima.

Segundo a polícia, Cinthia foi morta depois que os criminosos tentaram sacar com o cartão bancário dela em uma conveniência, mas verificaram que havia R$ 30 na conta. Sacaram o valor, e, no retorno ao consultório, atearam fogo na vítima.

Agora, os acusados terão dez dias para responder ao TJ por escrito às alegações do MP. O prazo conta a partir da citação, quando eles poderão alegar elementos que interessem à defesa, oferecer documentos e especificar as provas pretendidas e arrolar testemunhas.

Só depois da instrução do processo –com testemunhas ouvidas, réus e alegações do MP e defesa –é que o juiz vai decidir se os acusados irão ou não a júri popular.

  • 7507
  • true
  • http://noticias.uol.com.br/enquetes/2013/04/11/voce-concorda-com-penas-mais-rigidas-para-adolescentes-infratores.js

A SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo) informou que que Jonatas e Thiago estão presos na Cadeia Pública de São Caetano do Sul, e Victor está no 3º DP de Diadema --todos, na Grande SP. Já o adolescente apreendido foi encaminhado à Fundação Casa.

Secretário defende redução de maioridade

Dias após o crime, o secretário de Estado da Segurança Pública de São Paulo, Fernando Grella Vieira, defendeu a redução da maioridade penal ao se referir ao caso.

“Existe a necessidade de a sociedade debater e exigir a reforma da legislação. Temos uma legislação falha, bastante precária, que deixa desprotegido o cidadão, exposto a esse tipo de violência”, disse Vieira.

“O governado Geraldo Alckmin [PSDB] propôs mudanças no ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente]. Agora, temos mais um caso de violência, mais um caso cruel que tem a participação de um adolescente”, continuou o secretário.