Topo

Cadete morre após prova de corrida em academia militar no sul fluminense

O cadete Anderson Barbosa da Paixão e Silva, 20, em foto publicada em sua página no Facebook - Reprodução/Facebook
O cadete Anderson Barbosa da Paixão e Silva, 20, em foto publicada em sua página no Facebook Imagem: Reprodução/Facebook

Carolina Farias

Do UOL, no Rio

21/05/2013 12h01

Após fazer uma prova de corrida com calça e coturno, o cadete Anderson Barbosa da Paixão e Silva, 20, morreu no fim da tarde de segunda-feira (20). Ele estava no 3º ano do curso de artilharia da Aman (Academia Militar das Agulhas Negras), em Resende, no sul do Estado do Rio de Janeiro. Um IPM (Inquérito Policial Militar) foi aberto para apurar a morte do jovem.

De acordo com o CML (Comando Militar do Leste), do Exército, o jovem fazia uma prova de 4.000 metros que começou às 16h10 na área de treinamento físico da academia.

A atividade terminou às 16h30 quando, de acordo com o CML, Silva passou mal e foi socorrido por uma equipe médica que acompanhava a prova. O rapaz foi encaminhado ao Hospital Escolar, onde recebeu atendimento, mas morreu às 17h50 após tentativas de ressuscitação. 

O comando afirma, por meio de nota, que a atividade da qual Silva participou é prevista no Programa de Avaliação de Treinamento Físico Militar. Segundo o informe, o cadete havia realizado uma avaliação prévia que apontava que ele estava apto a realizar a prova. A Aman informou que presta apoio à família e determinou a abertura do IPM.