Topo

Funcionários de bondinho em favela que recebe visita de Biden entram em greve

Funcionários da Prefeitura do Rio taparam buraco na favela Santa Marta na quarta-feira (29) - Julia Affonso/UOL
Funcionários da Prefeitura do Rio taparam buraco na favela Santa Marta na quarta-feira (29) Imagem: Julia Affonso/UOL

Julia Affonso

Do UOL, no Rio

30/05/2013 10h44Atualizada em 30/05/2013 14h05

Funcionários da CNS (Companhia Nacional de Serviços) tiveram que ser deslocados para conduzir os bondes que sobem o Plano Inclinado da comunidade Santa Marta, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, ocupada por uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) desde 2008. Os ascensoristas da Emop (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro) entraram em greve contra a falta de pagamento de horas extras em feriados justamente nesta quinta-feira (30), dia em que o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, visita a favela. Ele chegou ao local às 11h e passou cerca de 40 minutos na comunidade.

A reportagem tentou contato com a Secretaria Estadual de Obras, mas não teve retorno. Com a paralisação, os moradores têm que subir a pé. Um morador, que preferiu não se identificar, contou que foram avisados pelos ascensoristas na noite de quarta-feira (29) que passariam o feriado sem o transporte. Às 7h, foi colocada uma grade na entrada do bonde, para que os moradores não formassem filas para subir o morro e, por volta das 10h30, o sistema de auto-falantes da comunidade anunciou que o serviço não estaria disponíevl nesta quinta.

Clique na imagem para ver em tamanho maior

  • Arte/UOL

O percurso com cinco estações tem 340 metros de extensão e é percorrido em dez minutos. A viagem é feita em duas etapas. Um bondinho vai da primeira à segunda estação e, lá, faz o transbordo para um segundo veículo, que vai até a quinta estação. 

Divulgação
Tinha muita segurança com ele

Vendedora Lucia Barros, de quem Biden comprou um pacote de biscoitos

A falta do transporte impediu que os moradores descessem com o lixo. Na terceira estação, os sacos com os dejetos ficaram empilhados na porta do bondinho, esperando a vez de descer, mas foram retirados antes da chegada de Biden.

"Os desafios enfrentados por estas comunidades são, de certa maneira, semelhantes aos que vemos nas comunidades pobres dos Estados Unidos e a melhora da qualidade de vida dessas áreas passa pela união de seus moradores", disse Biden.

Limpeza

A comunidade ganhou na quarta-feira (29) uma "limpeza" para receber a visita do vice-presidente. Embora o Consulado Americano não confirme a visita de Biden a essa favela especificamente, moradores já dão como certa a chegada de uma "pessoa muito importante".

Na ladeira de acesso à comunidade pelo bairro de Botafogo, funcionários da Secretaria Municipal de Conservação correm contra o tempo para consertar um buraco que, segundo moradores, estava aberto havia 15 dias.

"Choveu forte e o esgoto estourou. Eles tinham vindo há alguns dias, mas só colocaram uma placa, não arrumaram. Já que vai ter visita importante, eles com certeza aceleraram um pouco a obra", afirmou Antônio, morador da favela. "Os carros e caminhões só estavam entrando pelo outro acesso [Laranjeiras], porque o buraco ocupava quase a rua toda, não dava para passar."

Roteiro

Em um discurso repleto de elogios ao Brasil, o vice-presidente dos EUA, Joe Biden, disse na quarta que "nenhum parceiro é mais significativo que o Brasil" para os EUA na América Latina. A afirmação foi feita durante a fala do vice no Pier Mauá, no Rio de Janeiro. "O resto do mundo olha para vocês com inveja. Nós estamos otimistas com o Brasil, e queremos nos envolver mais com vocês."


O resto do mundo olha para vocês com inveja

Joseph Biden, vice-presidente dos EUA, sobre o Brasil

À tarde, ele se reuniu com diretores da Petrobras na sede do Centro Tecnológico da companhia. O tema do encontro foi a cooperação energética entre ambos os países. O descobrimento das reservas petrolíferas do pré-sal, que poderão suprir parte da demanda norte-americana, e o desejo brasileiro de ter acesso à tecnologia dos EUA para explorar o gás de xisto são dois dos assuntos que Biden tratará em sua primeira visita ao Brasil como vice-presidente.

Outros assuntos na agenda do vice são as negociações para eliminar a exigência de vistos aos brasileiros que viajam aos Estados Unidos, o aumento do tráfego aéreo e a licitação do governo para adquirir 36 caças-bombardeiros de última geração, que é disputada pela Boeing. Para diplomatas de ambos os países, a visita é uma reconhecimento da importância que os Estados Unidos pretendem conceder ao Brasil.

Na sexta-feira (31), em Brasília, o vice-presidente será recebido por Dilma no Palácio do Planalto e terá uma reunião de trabalho com o vice-presidente Michel Temer no Itamaraty.

Dilma nos EUA

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil informou em nota que Dilma visitará o país no dia 23 de outubro, quando participará de um jantar com Barack Obama e sua mulher, Michelle.

De acordo com o órgão norte-americano, deverão ser discutidos na visita a expansão do diálogo e cooperação e o aprofundamento dos lações culturais e "de amizade entre os dois países".

Escala

A visita ao Brasil do vice-presidente americano faz parte de uma viagem que já incluiu Colômbia e Trinidad e Tobago. Biden realiza a viagem acompanhado por sua mulher, Jill Biden; pela subsecretária de Estado para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Roberta Jacobson; e pelo subsecretário de Comércio para Assuntos Internacionais, Francisco Sánchez.

Os Estados Unidos são o segundo parceiro comercial do Brasil, atrás da China, e o primeiro investidor no país. (Com EFE)