Funcionários da CPTM decretam greve; paralisação deve afetar 1,7 milhão de passageiros
Em assembleia realizada na noite desta quarta-feira (12), os funcionários da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) decretaram greve por tempo indeterminado. A paralisação começa à 0h desta quinta-feira (13) e deve afetar 1,7 milhão de passageiros.
Vão paralisar as atividades funcionários das linhas 8 - Diamante, 9 - Esmeralda, 11 - Coral e 12 - Safira. A greve não vai afetar o funcionamento das linhas 7 - Rubi e 10 - Turquesa.
Linhas da CPTM
Mais cedo, uma reunião de conciliação realizada no TRT (Tribunal Regional do Trabalho), entre os trabalhadores da CPTM e representantes da empresa, terminou sem acordo.
"Tentamos negociar, mas a CPTM não colaborou. Não tivemos outra alternativa a não ser decretar a greve", afirma Everson Craveiro, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Transporte de Passageiros da Zona Sorocabana. Trabalhadores ligados ao Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil também participam das negociações.
A categoria reivindica reajuste de 6,77% (equivalente à inflação do período), mais 5% de aumento real, pagamento de vale alimentação de R$ 200, vale refeição composto por 24 cotas de R$ 25, e adicional de risco de vida de 30% ao pessoal que trabalha em estações.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.