Topo

Marginal Tietê, em SP, ganha faixa exclusiva para ônibus hoje

Ônibus trafega por faixa exclusiva na marginal Tietê, em São Paulo, na manhã desta segunda-feira (17) - Marcos Bezerra/Futura Press
Ônibus trafega por faixa exclusiva na marginal Tietê, em São Paulo, na manhã desta segunda-feira (17) Imagem: Marcos Bezerra/Futura Press

Marivaldo Carvalho

Do UOL, em São Paulo

17/06/2013 06h00

A cidade de São Paulo ganha nesta segunda-feira (17) uma faixa exclusiva de ônibus na pista local da marginal Tietê, em ambos os sentidos, entre as pontes das Bandeiras e Aricanduva.

A faixa vai funcionar de segunda à sexta-feira em dois períodos. Pela manhã, das 6h às 9h no sentido rodovia Castello Branco e à tarde, das 17h às 20h, no sentido rodovia Ayrton Senna.

Com 12,7 km de extensão, deste total, 5 km estão localizados no sentido centro (Castello Branco) e 7,7 sinalizados no sentido bairro (Ayrton Senna).

Esta é mais uma faixa inserida na operação Dá Licença Para o Ônibus com o objetivo de priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores, segundo a SPTrans, empresa que gerencia o transporte público na cidade.

Ainda de acordo com a SPTrans, esta ação "busca reduzir o tempo de viagem com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público".

A faixa foi implementada nas avenidas Morvan Dias de Figueiredo e Condessa Elizabeth de Robiano, que constituem a pista local da marginal, respectivamente, nos sentidos Ayrton Senna/Castello Branco e Castello Branco/Ayrton Senna, mantendo-se as outras faixas liberadas para o tráfego geral.

Pela marginal, no trecho entre as pontes das Bandeiras e Aricanduva, circulam 30 linhas de ônibus municipais, sendo 17 linhas no sentido Castello Branco e 13 linhas no sentido Ayrton Senna, transportando 211 mil passageiros por dia, sendo 113 mil no sentido Castello Branco e 98 mil no sentido Ayrton Senna.

 

Sentido Castello Branco

A alça da ponte das Bandeiras, no sentido Castello Branco para a avenida Santos Dumont, será exclusiva para acesso dos ônibus no período das 6h às 12h. Nos demais horários, a alça estará aberta para o tráfego geral.

A faixa exclusiva terá início na altura da rua Francisco Fanganiello (a cerca de 300 metros após a ponte Aricanduva), sendo interrompida na proximidade com a rua Carlos J. Michelon, perto da ponte do Tatuapé devido às entradas e saídas das pontes do Tatuapé e Jânio Quadros bem como à chegada da rodovia Presidente Dutra. Esse trecho tem 2,3 km.

Mais adiante, a faixa é retomada por mais 2,7 km, reiniciando-se 200 metros antes da rua Carmine Gaeta, que fica 750 metros depois da ponte Jânio Quadros, e vai até a ponte Cruzeiro do Sul. Somando-se os dois trechos, há 5 km de faixa exclusiva para transporte coletivo no sentido Castello Branco da marginal do Tietê, das 6h às 9h de segunda à sexta-feira.

Fiscalização

Nesta primeira semana, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) fará um trabalho de orientação aos motoristas na via. Na semana que vem, a partir de segunda-feira (24), a fiscalização será intensificada. Vale lembrar que de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Castello bloqueada

A pista sentido São Paulo da rodovia Castello Branco, uma das principais ligações da capital paulista com o interior do Estado, ficará quatro dias interditada durante a noite, a partir desta segunda-feira (17), para obras de um viaduto no quilômetro 80,1, em Sorocaba. De segunda a quinta-feira (20), a interdição será das 23h às 3h. Já na sexta-feira (21), a interrupção no trânsito começa às 23h e se estende até as 11h de sábado (22).

O trânsito será desviado para a alça de acesso do km 80. O motorista terá a opção de seguir direto para retomar a Castello ou usar a rotatória no sentido de Sorocaba. A passagem pelo viaduto em direção a Itu também estará fechada. Na pista sentido interior não ocorrerá alteração no tráfego. A interdição será necessária para o lançamento das vigas para a construção de um viaduto na SP-079, que passa sobre a Castelo. O bloqueio pode ser prorrogado de acordo com o andamento da obra.