Topo

Quatro ônibus são incendiados em Santa Catarina; polícia não tem suspeitos

Renan Antunes de Oliveira

Do UOL, em Florianópolis

27/08/2013 14h21

Quatro ônibus foram incendiados em Nova Trento (90 km de Florianópolis) na madrugada desta terça (27), fazendo renascer o medo de novos atentados incendiários por facções criminosas em Santa Catarina. A polícia ainda não tem suspeitos, mas acredita que seja uma disputa comercial.

Segundo a Polícia Militar, a garagem da Trentotur foi atacada por desconhecidos às 3h40. Oito ônibus estavam estacionados no local. O fogo começou em quatro deles ao mesmo tempo. A perícia concluiu que foi um ataque, por causa do início simultâneo.

Os donos da garagem e um empregado acudiram, iniciaram o combate às chamas antes da chegada dos bombeiros. Não há testemunhas do ataque.

A polícia informou suspeitar de concorrentes porque a Trentotour tinha o monopólio no transporte escolar e de estudantes para as universidades das cidades vizinhas a Nova Trento, nacionalmente conhecida por ser a cidade da Santa Madre Paulina.

O incêndio ocorre num momento em que a Justiça está realizando audiências em várias cidades com os 94 presos acusados de participar das duas ondas de ataques incendiários a ônibus e prédios públicos no Estado.

Na primeira, em novembro de 2012, foram 58 incidentes em 16 cidades. Na segunda, em fevereiro deste ano, foram 111 em 36 cidades. Segundo a Secretaria de Segurança, a violência era comandada de dentro dos presídios pela facção Primeiro Grupo Catarinense (PGC), cujos líderes reclamavam das condições carcerárias.