Topo

Multas por uso de celular ao volante em SP têm queda de 16%

Motorista fala ao celular enquanto trafega na cidade de São Paulo  - Silva Junior/Folhapress
Motorista fala ao celular enquanto trafega na cidade de São Paulo Imagem: Silva Junior/Folhapress

Marivaldo Carvalho

Do UOL, em São Paulo

28/08/2013 17h34

A CET-SP (Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo) multou 210.036 motoristas ao dirigir usando o celular de janeiro até julho deste ano, uma queda de 16% comparando o mesmo período do ano passado, em que a companhia aplicou 250.913 multas, cerca de 40 mil a menos.

Em 2012, foram aplicadas 411.138 multas por uso de celular ao volante, que é uma infração média. O motorista que é flagrado tem de pagar uma multa no valor de R$ 85,13 e ainda vai receber quatro pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Uma questão observada ano a ano pela CET é que os celulares estão cada vez mais modernos, possuem viva-voz mais potentes, dispositivos de acoplagem no próprio carro e isso diminui as ocorrências ou mesmo torna mais difícil a visualização por parte do agente.

O uso de celular ao volante é a quarta infração mais cometida no trânsito da cidade de São Paulo, a primeira é excesso de velocidade, seguida de desobediência ao rodízio e estacionamento irregular.

Durante cerca de 15 minutos, o UOL flagrou 10 motoristas dirigindo falando ao celular na esquina da avenida faria Lima com a avenida Rebouças, sentido Pinheiros, zona oeste da capital paulista. Um dos motoristas flagrados se recusou a falar com a reportagem sobre a infração que cometia.

Para o bombeiro civil Thiago Fernando, esse número caiu por conta de o motorista estar mais responsável. "Isso ainda causa distração e ele pode causar um acidente", disse o bombeiro.

Já o operador de áudio e vídeo Daniel da Silva se espantou ao saber que o número de multas caiu. "Não é o que eu vejo na rua. Inclusive piora o trânsito quando o motorista usa o celular", afirmou.

De acordo com o consultor de tecnologia Bruno dos Santos Harata, o celular causa muita distração. "Não pode né, cara. Pode até causar um acidente".

Já a advogada Simone Stethano, o motorista deixou de usar o celular pela aplicação da própria lei.  "Quando mexe no bolso do motorista, ele respeita."

"Eu tento não falar, mas às vezes, rola", contou o cozinheiro Rodrigo de Oliveira, que já tomou uma multa, mas confessou que de vez em quando ainda comete a infração. O serralheiro William Soares tomou quatro multas no ano passado e aprendeu a lição. "Agora não dirijo mais usando o celular", afirmou.