Topo

Após temporal, 170 mil pessoas estão sem energia elétrica há mais de 17h no Rio

Felipe Martins

Do UOL, no Rio

19/10/2013 11h54Atualizada em 19/10/2013 13h59

Três cidades do sul fluminense estão sem energia elétrica desde as 20h desta sexta-feira (18). Os municípios de Resende, Itatiaia e Porto Real ficaram sem eletricidade durante o temporal que atingiu o Estado ontem. Segundo a central de Furnas, empresa responsável pela geração e fornecimento de energia, o vendaval provocou a queda de cinco torres de transmissão localizadas a 5 km de Resende.

A Ampla, concessionária que fornece energia para a região, confirmou que as três cidades estão sem energia elétrica. Em nota, a distribuidora afirmou que aguarda o restabelecimento do sistema de transmissão de Furnas para a normalização do serviço aos clientes.

A nota enviada por Furnas informa que funcionários foram encaminhados para o local e que trabalham para a volta da transmissão de energia. Ainda segundo a empresa, cerca de 200 funcionários estão trabalhando para o reparo do sistema.

De acordo com o último censo do IBGE, as três cidades têm juntas mais de 170 mil pessoas.

Desalojados

Em Quatis, cidade de pouco mais de 13 mil pessoas também no sul Fluminense, choveu granizo na noite de ontem. De acordo com a prefeitura, cerca de 500 pessoas ficaram desalojadas em razão da destruição de telhados das casas. A prefeitura informa que está orientando as pessoas a buscarem casas de parentes ou a Escola Municipal Henry Nestlé, no bairro São Benedito, que também está funcionando como local para recebimento de doações de roupas e alimentos.

Em Porto Real, parte do telhado da sede da prefeitura que estava sendo trocado desabou. Segundo o órgão, uma força-tarefa está trabalhando neste sábado (19) na recuperação de documentos.

Na cidade de Resende, guardas municipais orientavam o trânsito em razão de os semáforos estarem apagados. O comércio amanheceu fechado. Em uma loja de doces no centro da cidade, parte do teto cedeu e a água da chuva alagou o estabelecimento. Ainda não há previsão para o restabelecimento da energia elétrica em Resende, Itatiaia e Porto Real.