Topo

Após mais de oito horas, pista do Aeroporto Santos Dumont, no Rio, é reaberta

Imagem aérea registra vazamento de óleo em pista do aeroporto Santos Dumont na manhã desta quinta-feira (24) - Genilson Araújo/Parceiro/Agência O Globo
Imagem aérea registra vazamento de óleo em pista do aeroporto Santos Dumont na manhã desta quinta-feira (24) Imagem: Genilson Araújo/Parceiro/Agência O Globo

Gustavo Maia

Do UOL, no Rio

24/10/2013 15h06

Depois de passar pouco mais de oito horas fechada para pousos e decolagens, a pista principal do Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro, interditada por conta de um derramamento de óleo durante a madrugada desta quinta-feira (24), foi reaberta às 14h32, informou a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).

A previsão da Infraero era de que a pista reabrisse às 12h, após o término do trabalho de limpeza. A operação foi iniciada às 2h, pouco após o vazamento de óleo do caminhão que realizava o serviço de desemborrachamento da pista, que consiste em retirar do asfalto a camada de borracha criada pelo atrito dos pneus da aeronave.

De acordo com a Infraero, o serviço é rotineiro para manutenção da segurança da pista de pousos e decolagens. O aeroporto abriu às 6h, operando com a pista auxiliar.

Durante a manhã, seis voos foram desviados para o Aeroporto Internacional do Galeão. Do início do dia até as 14h, houve 20 voos atrasados e 19 cancelados entre os 84 previstos para o período.