Topo

Com chuva forte, asfalto cede em avenida de Aracaju

Em Aracaju, asfalto da avenida Gentil Tavares, localizada no bairro 18 do Forte, cedeu e caiu na mureta de proteção - Aracaju como te vejo/Facebook
Em Aracaju, asfalto da avenida Gentil Tavares, localizada no bairro 18 do Forte, cedeu e caiu na mureta de proteção Imagem: Aracaju como te vejo/Facebook

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

04/11/2013 17h06

O temporal que atingiu Aracaju, na madrugada desta segunda-feira (4), causou inúmeros transtornos à população. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), choveu 135,8 mm em apenas quatro horas, sendo que 75,4 mm na primeira hora de chuva. Por causa volume de água parte o asfalto da Avenida Gentil Tavares, localizada no bairro 18 do Forte, Zona Norte de Aracaju, cedeu e caiu na mureta de proteção. 

A SMTT (Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito) isolou a área e a via está parcialmente interditada.

A força da chuva fez o teto de um posto de combustível desabar na Praça da Bandeira, centro da cidade.

A chuva torrencial alagou a área da emergência do HUSE (Hospital de Urgência de Sergipe), principal unidade de saúde pública de Aracaju. Várias áreas de Aracaju ficaram alagadas.

A Defesa Civil Municipal ainda está fazendo a contagem dos pontos de alagamento em Aracaju, mas informou que o telefone do órgão ficou congestionado devido à quantidade de pedidos de ajuda.

A Prefeitura de Aracaju informou que intensificou as ações de desobstrução da rede de drenagem da cidade para facilitar o escoamento das águas pluviais e assim evitar novos alagamentos em decorrência da chuva.

Equipes da Emurb (Empresa Municipal de Obras e Urbanização) estão com uma estrutura montada com equipe de técnicos e cerca de 40 profissionais da empresa, além de máquinas e equipamentos, de prontidão para atender aos chamados da população.

Na manhã desta segunda-feira (4), o secretário municipal de Infraestrutura, Luiz Durval Tavares, e o prefeito João Alves Filho (PFL) visitaram pontos mais atingidos pela chuva.

Granizo

Os municípios de Campo do Brito (58 km de Aracaju), Macambira (a 68km de Aracaju) e São Domingos (69 km de Aracaju) registraram chuva de granizo domingo (3). O fenômeno não é comum no Nordeste brasileiro.

Além da chuva de granizo, o temporal veio com raios e trovões.

Segundo a Semarh (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), áreas de instabilidade associadas ao aparecimento de nuvens densas e carregadas junto com ventos fizeram o ambiente se tornar propício ao aparecimento da chuva de granizo.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, não houve nenhum incidente durante a chuva de granizo nos três municípios.