Manifestantes mascarados e policiais entram em confronto na avenida Paulista, em SP
Manifestantes mascarados e policiais militares entraram em confronto durante protesto na avenida Paulista, na área central de São Paulo, na noite desta terça-feira (5). Cinco pessoas foram detidas e levadas para o 78º DP (Jardins), onde permaneciam até as 5h, de acordo com a polícia.
Segundo a Polícia Militar, cerca de 60 pessoas participaram do ato. Por volta das 22h, elas bloqueavam os dois sentidos da via quando houve confronto entre participantes do ato e PMs.
Antes disso, às 21h10, o grupo interditou a rua Abílio Soares, no sentido centro, perto da Assembleia Legislativa de São Paulo, na zona sul da capital.
Os participantes do ato se concentraram no começo da noite no vão do Masp (Museu de Arte de São Paulo), na avenida Paulista. Poucos antes das 20h, bloquearam a pista no sentido Paraíso da avenida Paulista e depois seguiram em caminhada pela avenida Brigadeiro Luís Antônio em direção ao parque Ibirapuera, na zona sul.
Protestos pelo mundo
Manifestantes convocados pelo grupo Anonymous, por meio da internet, foram às ruas hoje também no Rio, Porto Alegre e em diversas partes do mundo --Estados Unidos, Ásia, Oriente Médio, África e Europa. A rede de ciberativistas estabeleceu o 5 de novembro como dia mundial da resistência e rebelião popular.
No Rio, os ativistas saíram da Candelária às 18h e seguiram pela avenida Rio Branco até a Cinelândia, na área central. De lá, seguiram até a Assembleia Legislativa. A PM acompanhava o ato, que era pacífico. O grupo fez diversas reivindicações, entre elas, a libertação de Jair Seixas, o Baiano, preso após manifestação realizada em 15 de outubro.
A máscara de Guy Fawkes, figura histórica da Conspiração da Pólvora, ocorrida na Inglaterra do século 17, voltou a aparecer nas manifestações. O rosto do personagem ficou famoso com o filme "V de Vingança". (Com Estadão Conteúdo)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.