Topo

Aumento em nível de rio deixa municípios da Baixada Fluminense em alerta

Vitor Abdala

Da Agência Brasil, no Rio

26/11/2013 09h46

Os municípios da Baixada Fluminense Belford Roxo e Duque de Caxias estão em alerta devido ao risco de transbordamento do rio Capivari. O estágio de alerta é o segundo mais preocupante de uma escala de quatro níveis do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), órgão que monitora o nível dos rios do Estado.

Um município entra em alerta quando há registro de chuva intensa, e o nível do rio fica acima do normal. Os dois municípios também estão em atenção – terceiro nível mais preocupante – devido ao aumento do nível de mais quatro rios que cortam as cidades: Saracuruna e Inhomirim (em Caxias), Botas (em Belford Roxo) e Iguaçu e Sarapuí (que corta ambos).

Mais oito municípios da Baixada Fluminense e da região serrana fluminense também estão em atenção. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão para esta terça-feira (26) é que chova em todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro.

O Rio Quitandinha, em Petrópolis, na região serrana, chegou a entrar em alerta máximo durante a madrugada, pois o nível subiu rapidamente. Além disso, no alto da serra, uma rua afundou e foi interditada pela Defesa Civil. Os maiores acumulados até o início da tarde de hoje eram 58 mm no Pico do Couto e 53 mm em Teresópolis.

Nova Iguaçu

No domingo (24), o temporal que caiu em Nova Iguaçu, também na Baixada Fluminense, deixou uma vítima fatal no bairro Caiçara, onde houve transbordamento do rio Botas. Antônio Rocha do Nascimento, 42, foi arrastado pela correnteza ao tentar passar por uma rua alagada. O corpo foi localizado na segunda-feira pelo Corpo de Bombeiros.