Topo

Após sábado de transtornos, aeroportos brasileiros seguem com voos atrasados

Do UOL, em São Paulo

08/12/2013 06h17Atualizada em 08/12/2013 17h34

Até as 17h deste domingo (8), 66 voos domésticos foram cancelados, o que representa 4,7% do total de voos locais. No mesmo período, 169 voos registraram atraso (11,9%), de acordo com a Infraero, empresa que controla os principais aeroportos brasileiros.

Ontem (7), 445 voos domésticos (21,1% das viagens) tiveram atraso. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que vai autuar a Gol Linhas Aéreas por falhas na prestação de assistência a passageiros. A multa pode variar de R$ 4 mil a R$ 10 mil.

Os atrasos nos voos da Gol devem continuar ao longo do dia, oscilando até 25%, segundo informou a companhia em nota divulgada hoje. A empresa disse estar trabalhando "incansavelmente" para a normalização de suas atividades. 
 
Segundo a Gol, as operações só devem atingir índices adequados até a manhã de segunda-feira (9). A empresa declarou também que responderá à Anac sobre a autuação recebida.
 

Transtornos no sábado

Mais de 20% dos voos tiveram atrasos neste sábado, segundo a Infraero. Os transtornos foram reflexo, de acordo com as companhias aéreas, da forte chuva que atingiu os Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo três dias atrás.  

Até a 0h do domingo, 445 voos atrasaram (21,1% do total) e 148 tinham sido cancelados (7%) ao longo do sábado em todo o país, informa a Infraero.  Guarulhos registrou o maior número de voos atrasados (74). Já o do Galeão, no Rio, tinha a maior quantidade de voos cancelados (22).

Passageiros têm dia de transtornos nos aeroportos

Houve atrasos nos aeroportos de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife, Florianópolis, Vitória, São Luís, Cuiabá, Fortaleza, Salvador, Belém e Curitiba.

A suspensão de pousos e decolagens nos aeroportos do Rio e de São Paulo na última quinta-feira (5), por conta da chuva, provocou um efeito dominó que afeta terminais em todo o país até este sábado.
 
Os aeroportos do Galeão e Santos Dumont, no Rio, e Guarulhos e Congonhas, em São Paulo, ficaram interditados por várias horas. O problema afetou todas as companhias aéreas, principalmente a Gol.
 
Em nota, a Gol informou que trabalhava para normalizar as operações ao longo do dia e lamenta o desconforto causado aos passageiros.
 
"Esses atrasos também tiveram reflexo no limite da jornada de trabalho e descanso de algumas tripulações que tiveram suas cargas horárias vencidas pela regulamentação da categoria gerando impacto nas nossas operações até este sábado", justificou a empresa. (Com Agência Brasil e Estadão Conteúdo)