Aeroportos têm mais de 20% dos voos atrasados no sábado, segundo Infraero
Do UOL, em São Paulo
Mais de 20% dos voos tiveram atrasos entre sábado (7) e domingo (8), segundo a Infraero, empresa que controla os principais aeroportos brasileiros. Os transtornos foram reflexo, de acordo com as companhias aéreas, da forte chuva que atingiu os Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo três dias atrás.
À 1h do domingo, três voos estavam atrasados - em João Pessoa, São Luis e Guarulhos (SP), representando 12,5% do total de voos no país - e um, em Manaus, foi cancelado.
Ao menos 445 atrasos no sábado
Até a 0h do domingo, 445 voos estavam atrasados (21,1% do total) e 148 tinham sido cancelados (7%) ao longo do sábado em todo o país, informa a Infraero. O Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, registrava o maior número de voos atrasados (74). Já o do Galeão, no Rio, tinha a maior quantidade de voos cancelados (22).
Passageiros têm dia de transtornos nos aeroportos
Houve atrasos nos aeroportos de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife, Florianópolis, Vitória, São Luís, Cuiabá, Fortaleza, Salvador, Belém e Curitiba.
Multa
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou neste sábado que vai autuar a Gol Linhas Aéreas por falhas na prestação de assistência a passageiros com voos atrasados ontem (6) no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e nesta manhã, no aeroporto de Brasília. A multa pode variar de R$ 4 mil a R$ 10 mil por infração à resolução 141/2010 da Anac.
Segundo nota divulgada pela agência, a TAM Linhas Aéreas será notificada e terá dez dias para comprovar a prestação de assistência aos passageiros em decorrência de problemas observados ontem em Guarulhos. Se a agência constatar que houve irregularidades, a TAM também será autuada.
Pela resolução 141/2010, é dever da empresa informar aos passageiros sobre atrasos e cancelamentos de voos, além de explicar os motivos. A companhia aérea deve ainda facilitar a comunicação do passageiro (com ligações telefônicas e internet, por exemplo) para atrasos superiores a uma hora, alimentação adequada para atrasos superiores a duas horas, acomodação, traslado e, quando necessário, serviço de hospedagem para atrasos superiores a quatro horas.
Caso o passageiro se sinta prejudicado, deve procurar a empresa aérea para reivindicar seus direitos. Se a medida não apresentar resultado, o usuário pode encaminhar a demanda à Anac, aos órgãos de defesa do consumidor e à Justiça.
Os consumidores podem contatar a Anac pelo site e pelo telefone 0800 725 4445 (que está disponível 24 horas, sete dias por semana, com atendimento em português, inglês e espanhol). Cabe à agência analisar cada caso e autuar a companhia, quando houver irregularidade. (Com Agência Brasil e Estadão Conteúdo)