Topo

Vitória registra volume recorde de chuva em dezembro

Do UOL, em São Paulo

23/12/2013 17h57

Restando oito dias para seu fim, dezembro já apresenta um volume recorde de chuva em Vitória. Em 23 dias, choveu 669 mm na capital do Espírito Santo, de acordo com levantamento do Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural).

É o maior volume registrado para o mês pela Estação Meteorológica mais antiga do Estado, construída há 90 anos. O dezembro mais chuvoso até então era o de 1948, com 522,1 mm.

Em somente seis dias – de 16 a 22 de dezembro de 2013 --, o volume de chuva chegou a 458 mm em Vitória.

Outras cinco estações capixabas registraram volumes ainda maiores de chuva neste mês. O município de Linhares foi o mais atingido pela chuva nos primeiros 23 dias de dezembro. As estações dos distritos de Povoação e Pontal do Ipiranga registraram, respectivamente, 756,8 mm e 740 mm.

Em Fundão, o volume de chuva chegou a 689,8 no período. E em Rio Bananal, choveu 684,4 mm.

No Estado, mais de 46 mil pessoas tiveram de deixar suas casas em função da chuva. Seis pessoas morreram, e 60% dos municípios capixabas sofreram estragos.

Assistência às vítimas

O governo do Estado decidiu criar uma Sala de Situação,  na sede do Corpo de Bombeiros, para melhorar a integração nas atividades de salvamento, envio de suprimentos e transporte de enfermos.

O Ministério da Saúde encaminha nesta segunda-feira (23) para o Espírito Santo cerca de 2 toneladas de medicamentos e insumos. A Força Nacional do SUS enviou, no domingo (22), profissionais para atuar no gabinete de crise que coordena as ações de atendimento à população prejudicada.

Os kits enviados são compostos por 48 itens (30 tipos de medicamentos e 18 insumos para primeiros-socorros).

Chuva mata seis pessoas e deixa mais de 40 mil desabrigadas