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Falha geológica pode ter causado crateras em Ipanema, diz subsecretário

Alguns moradores deixaram de seus apartamentos, com medo de que o prédio também desabe - José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo
Alguns moradores deixaram de seus apartamentos, com medo de que o prédio também desabe Imagem: José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo

Da Agência Brasil, no Rio

12/05/2014 10h21

O subsecretário municipal da Defesa Civil do Rio de Janeiro, Márcio Mota, informou na manhã desta segunda-feira (12) que o afundamento do solo na rua Barão Torre, em Ipanema, na zona sul, foi causado, provavelmente, por uma falha geológica por onde estava passando o equipamento (conhecido como tatuzão) usado na perfuração das obras da Linha 4 Sul do metrô, em Ipanema.

Na madrugada de domingo (11), surgiram buracos em frente aos prédios 132, 133, 137 e 141 da rua Barão da Torre. De acordo com o subsecretário, alguns prédios estão sem abastecimento de gás e não houve problemas no recalque dos prédios.

“A princípio aponta-se para uma falha geológica. As análises do solo determinaram que era possível fazer desse modo construtivo. Em um determinado ponto encontrou uma falha geológica em que houve o recalque da calçada e da pista, não dos prédios", explicou. "Houve uma área de, aproximadamente, quatro metros de largura um afundamento de quase dois metros de profundidade.”

Segundo Mota, a obra continuará paralisada enquanto a análise da provável causa do afundamento do solo e a apresentação dos novos procedimentos que serão adotados para continuar a perfuração do solo naquela área não são concluídas. Ainda de acordo com o subsecretário, a Defesa Civil deve receber essa resposta no meio desta semana.

“Imediatamente tivemos que determinar a paralisação da máquina no subsolo e a injeção de bastante concreto nesses vazios para poder dar segurança a todo o entorno. Nenhum pino de verificação de recalque das fachadas dos prédios sofreu alteração. As edificações estão seguras. Determinamos para o consórcio que a Defesa Civil precisa ser informada de todas as alterações desses pinos de monitoramento e adequamos o plano de emergência deles para que a gente seja informado mais rapidamente”, concluiu.

O Consórcio Metrô Linha 4 Sul – responsável pela construção da linha de metrô que vai ligar a Barra da Tijuca, na zona oeste, a Ipanema, na zona sul da capital fluminense – informou, em nota, que o reparo da calçada foi feito imediatamente após o afundamento causado pelas obras de construção da linha subterrânea do metrô. De acordo com o consórcio, os moradores não precisam se preocupar, pois “todas as medições apresentam resultados dentro dos limites esperados”.