Topo

Página da Sabesp que divulga redução da água vira piada na internet

Sabesp lança página sobre redução da pressão nas tubulações da Grande São Paulo com a URL "calculadora dos sonhos" - Reprodução
Sabesp lança página sobre redução da pressão nas tubulações da Grande São Paulo com a URL "calculadora dos sonhos" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

27/01/2015 13h07Atualizada em 29/01/2015 14h09

A página lançada pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) na qual informa os horários e locais de redução da pressão da água virou piada na internet nesta terça-feira (27). O motivo? O nome Calculadora dos Sonhos, visto no endereço do site, foi encarado como ironia por internautas nas redes sociais. O nome do endereço foi reformulado no mesmo dia, após as críticas.

O Estado de São Paulo vive forte seca de seus principais mananciais, como o sistema Cantareira, que bombeia a segunda cota de água do volume morto. Em vários bairros de São Paulo, moradores reclamam que estão sem água durante horas e até dias.

“E a SABESP criou a Calculadora dos Sonhos para saber o período sem água: Bizarro ao extremo!”, escreveu o internauta Marcos Bonilha no Twitter.

“A ironia (ou tragédia, como preferirem) é que o link da Sabesp tem CALCULADORA DE SONHOS. Risos”, escreveu Estéfano Souza no microblog.

Segundo a Sabesp, o nome vem de uma ferramenta já disponível no site da companhia, que ensina como economizar água, a partir da análise de diferentes contas de água. Quem economizar de 10% a 20%, consegue descontos no valor da água.

“Depois, é só acompanhar periodicamente o consumo de sua unidade e saber em quanto tempo o sonho será alcançado”, diz o site da Sabesp.

A companhia diz aplicar a redução na Grande São Paulo desde 1997, mas informa que atualmente intensificou o trabalho por causa do “verão mais seco”.

“Ocorre que agora, com um verão mais seco e quente que em anos anteriores, e com níveis dos mananciais mais baixos que no inverno passado, é imprescindível intensificar esta ação para evitar a exaustão dos reservatórios e manter o abastecimento até a normalidade das chuvas”, diz no site.

Os horários são diferentes para alguns bairros. No Butantã, na zona oeste, por exemplo, a redução acontece entre as 13h e 7h do dia seguinte. Já na Vila Mariana, na zona sul, ele ocorre entre 13h e 6h.