Topo

Rios que abastecem o Cantareira sobem; Piracicaba tem cheia

Do UOL, em São Paulo

19/02/2015 17h35

Depois de uma grande estiagem entre 2013 e 2014, o nível do sistema Cantareira vem subindo em 2015. Não só por causa da chuva nas represas, mas também em função do aumento do volume de rios formadores de bacias que ajudam a abastecer o sistema. Os rios Piracicaba e Atibaia, componentes da bacia PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí), no interior de São Paulo, foram da seca à cheia em um período de um ano.

Um ano depois de atingir o pior volume em três décadas, o Piracicaba subiu. Graças à chuva dos últimos dias, ele chegou, nesta quarta-feira (18), à marca de 4,32 metros no município de mesmo nome --160 km a noroeste de São Paulo--, o que significa estado de emergência e deixou as autoridades locais de prontidão. Este estado passa a vigorar quando o nível chega a 4,2 metros.

Nesta quarta-feira (19), o Piracicaba estava mais baixo, com 3,36 metros nesse ponto, o que rebaixou a classificação do estado de emergência para o estado de atenção.

Em Atibaia -- 64 km ao norte de São Paulo --, o rio Atibaia transbordou ontem e hoje, alagando ruas dos bairros Parque das Nações e Jardim Kanimar. De acordo com a administração municipal, é a primeira vez que o rio alaga desde 2011.

Nesta quarta, o rio estava com um nível de 3,4 metros. De acordo com a Defesa Civil municipal, se o Atibaia subir a 3,5 metros, há risco de a água invadir casas.

Os rios da região são monitorados pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e pelo Consórcio PCJ (Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí).

A bacia PCJ ajuda a abastecer o sistema Cantareira, que fornece água para as regiões metropolitanas de Campinas (93 km de São Paulo) e São Paulo. Apesar da elevação dos rios e das represas, a situação do abastecimento de água ainda é considerada grave.

Rio Piracicaba vai da seca à cheia em um ano