Topo

Cheia histórica no Acre atinge mais de 1.200 famílias

Do UOL, em Maceió

24/02/2015 10h58Atualizada em 24/02/2015 12h39

A cheia histórica do rio Acre já deixou 1.200 famílias desabrigadas ou desalojadas em quatro municípios, segundo dados divulgados nesta terça-feira (24) pelo governo do Estado. Em média, cada família tem 3,5 pessoas, o que totaliza cerca de 4.200 afetados.

Ao todo, 450 pessoas --entre policiais, bombeiros e servidores do Estado e prefeituras-- atuam no socorro às vítimas.

O nível do rio Acre chegou a 15,38 metros em Rio Branco, às 9h de hoje. Ao todo, 188 famílias foram removidas de suas casas e levadas para o Parque de Exposições Marechal Castelo Branco. A prefeitura decretou situação de emergência.

A cidade com mais afetados é Brasileia, na divisa com a Bolívia, onde o nível do rio chegou a 15,10 metros às 21h dessa segunda-feira (23)--maior índice desde que a medição é feita, superando a marca histórica de 2012, quando o rio havia subido 14,72 metros.

O município tem 257 famílias em abrigos e outras 374 desalojadas (em casa de amigos ou parentes). Mais de 20 bairros foram atingidos pelas águas do rio.

Por conta da subida do nível água, os moradores estão sem energia e serviço de telefonia. A prefeitura decretou calamidade pública.

“Estamos com problemas na telecomunicação, tanto móvel quanto fixa. A energia elétrica foi interrompida, porque o nível do rio subiu muito e estava próximo ao transformador, então foi necessário fazer esse corte”, disse o coordenador da Defesa Civil Estadual, Carlos Batista, em entrevista ao portal de notícias do governo acriano.

Em Xapuri, o nível do rio Acre alcançou 16,06 metros, em medição feita 1h desta terça-feira. A cidade tem 200 famílias fora de casa, sendo 90 nos dez abrigos preparados pelas autoridades. Entre os locais atingidos está a Casa de Chico Mendes, tombada pelo patrimônio histórico.

Segundo a Defesa Civil, três bairros foram atingidos na cidade. A situação mais complicada é no bairro Braga Sobrinho. A água já cobriu a ponte que dá acesso ao local e ameaça deixar a comunidade isolada.

Em Epitaciolândia, na noite dessa segunda-feira eram 67 famílias desabrigadas e 165 desalojadas, com quatro bairros foram atingidos.

Previsão de mais chuva

Segundo o governo, a previsão para os próximos dias é de mais chuva. Segundo a Defesa Civil Estadual, a estimativa é de que o volume das chuvas na região do Alto Acre só comece a reduzir a partir de quarta-feira (25).

“Enquanto estiver chovendo, não há previsão de baixa no nível do rio Acre, em Brasileia. A vazante de Assis Brasil para Brasileia leva um dia”, explicou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Gundim.

Campanha

Diante do cenário de caos, o governo do Estado anunciou que o projeto Acre Solidário iniciou uma campanha para ajudar as famílias atingidas pela cheia. O programa Acre Solidário é coordenado pela primeira-dama Marlúcia Cândida.

No Acre, os pontos de coleta serão: OCA, Palácio das Secretarias, Quartel da Polícia Militar, Casa Civil, Igreja Batista do Bosque e lojas da rede de supermercados Araújo no Tangará, Aviário, Isaura Parente e Via Chico Mendes. Além deles, todas as secretarias estão recebendo doações.

Quem quiser ajudar em outro Estado pode ligar para 0/xx/68/3215-2811 ou 0/xx/68/9905-8001.