Topo

STJ nega liberdade a pai do menino Bernardo; defesa vai recorrer ao Supremo

Portão da casa onde Bernardo morava em Três Passos (RS)  - Fernando Teixeira/ Futura Press/ Estadão Conteúdo
Portão da casa onde Bernardo morava em Três Passos (RS) Imagem: Fernando Teixeira/ Futura Press/ Estadão Conteúdo

Do UOL, em Porto Alegre

07/05/2015 16h08

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou na tarde desta quinta-feira (7) o recurso feito pela defesa do médico Leandro Boldrini, pai do menino Bernardo, morto em abril de 2014.

A Quinta Turma do STJ manteve a decisão de novembro de 2014 que determinou que Leandro permanecesse preso. Naquela ocasião, o TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul) havia negado o pedido de habeas corpus. A defesa de Boldrini promete recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal).

Nesta quinta, a turma negou por unanimidade o pedido da defesa. Boldrini foi preso no dia 14 de abril. Depois de indiciado pela polícia, acabou denunciado pelo Ministério Público, junto com sua atual mulher, Graciele Ugulini, 32; a amiga do casal Edelvânia Wirganovicz, 40; e o irmão desta última, Evandro Wirganovicz, por envolvimento no assassinato de Bernardo.

Os três primeiros responderão por homicídio quadruplamente qualificado (motivos torpe e fútil, emprego de veneno e recurso que dificultou a defesa da vítima) e todos por ocultação de cadáver. O médico, que está preso na Pasc (Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas), na região metropolitana de Porto Alegre, foi denunciado, ainda, por falsidade ideológica. 

No julgamento de hoje, a corte também negou a solicitação da defesa para que o processo seja  transferido da comarca de Três Passos --onde a família Boldrini residia-- para Frederico Westphalen --onde o corpo de Bernardo foi achado.

O advogado do médico, Ezequiel Vetoretti, alegou que o clamor popular e a pressão pública envolvendo o caso seriam motivos para a transferência do processo.

Entretanto, a corte negou, afirmando que, como foram produzidas provas em Três Passos, é lá que os acusados devem ser julgados.