Topo

Motociclistas disputam e filmam racha em vias movimentadas de Natal

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

09/06/2015 11h59

Usando motos potentes e luxuosas, motociclistas filmaram uma disputa de racha em alta velocidade em duas movimentadas vias da zona sul de Natal (RN). Para não serem multados, eles esconderam as placas das motos. O vídeo foi divulgado na internet e compartilhado em aplicativos de bate-papo esta semana. Não se sabe quando a filmagem foi feita.

Nas imagens, o racha começa em um semáforo da avenida Engenheiro Roberto Freire e prossegue pela rodovia RN-063, conhecida como Rota do Sol. O vídeo foi feito pelo motociclista de uma moto branca.

Ele pilota em alta velocidade para sair na frente de duas outras motos, de cores vermelha e verde, que estão ao lado. Na disputa para continuar na frente, o motociclista desobedece a sinalização de velocidade e ultrapassa carros pela direita.

Segundo o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), o limite de velocidade na avenida Roberto Freire era de 70 km/h e na Rota do Sol, de 80 km/h. Porém, os sensores de velocidade foram retirados no mês de janeiro e as duas vias estão sem sinalização. As câmeras de monitoramento também estão sem funcionar.

Segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o limite máximo de velocidade é determinado pelo órgão público local e, em caso de falta de sinalização, mesmo em velocidade alta, o condutor não pode ser multado por excesso de velocidade.

O CTB traz no artigo 308 as penalidades para quem é abordado participando de corridas, disputas de velocidade e em via pública sem autorização. O condutor tem a habilitação apreendida e imediatamente o direito de dirigir suspenso.

Em caso de ocorrência de lesões graves durante a disputa, a punição é de três a seis anos de prisão. Caso haja morte, a pena é de cinco a dez anos de reclusão. O condutor ainda é multado no valor de R$ 1.915,40.

O veículo que for flagrado com velocidade superior à máxima em mais de 50% do limite determinado na sinalização comente infração gravíssima e recebe multa de R$ 574,61.

O motorista tem ainda suspensão imediata do direito de dirigir, apreensão da habilitação e a perda de sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).O Detran informou que não tem como multar os motociclistas que aparecem no vídeo porque as placas das motos não estão legíveis, além disso não se sabe a data que as imagens foram registradas.

Sobre a realização de blitzen para coibir rachas, o CPRE (Comando de Policiamento Rodoviário Estadual), vinculado ao Detran, informou que existe trabalho de conscientização nas escolas para que as crianças sejam multiplicadoras das boas práticas no trânsito fiscalizando os pais.

O CPRE disse ainda que realiza blitzen específicas para fiscalizar motocicletas e condutores, porém os trabalhos são feitos das 16h às 20h porque não existe efetivo suficiente para continuar o trabalho durante a noite e madrugada.

O Detran afirmou que está reestruturando uma equipe para estender os horários das fiscalizações, mas não informou a data que o reforço entrará em ação nas ruas.

Sobre os radares e câmeras de monitoramento, o Detran explicou que os equipamentos foram desativados ou retirados temporariamente porque o contrato com a empresa prestadora dos serviços encerrou na gestão passada. O órgão disse que está em processo de contratação de uma nova empresa.