Ciclovia da avenida Paulista, em SP, é usada antes de ser inaugurada
Faltando mais de uma semana para a inauguração da ciclovia da avenida Paulista, na área central de São Paulo, ciclistas já circulam pela faixa destinada às bicicletas. Multiplicam-se nas redes sociais fotos e vídeos de pessoas pedalando na pista, mesmo em meio a blocos de concreto na via e com alguns trechos ainda em obras.
O pesquisador Rene José Rodrigues Fernandes, 31, passa pela avenida de bicicleta para ir ao trabalho. Ele resolveu usar a ciclovia na quinta-feira (18) e registrou o trajeto em vídeo. "Mesmo sem estar totalmente desobstruída, cruzei com vários ciclistas e um skate [na ciclovia]. Não houve conflito com pedestre. Nunca pedalei com tanta tranquilidade entre minha casa e o trabalho", relata.
"Toda a demanda reprimida de deslocamentos de bicicleta vai se mostrar. Já está se mostrando. A Paulista é um eixo natural para quem usa a bicicleta como meio de transporte, e agora existe uma condição mais segura", acrescenta.
Foto: Rachel Schein
Posted by Página da Rachel on Quinta, 18 de junho de 2015
Em nota, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou que "serão instalados tapumes nos cruzamentos e faixas, orientando os ciclistas quanto ao período de conclusão das intervenções no local".
Construção e polêmica
As obras para a construção da ciclovia da Paulista começaram em janeiro deste ano. Com 4 km de extensão, teve custo previsto de R$ 15 milhões. A inauguração está marcada para 28 deste mês.
A implantação da pista na avenida mais conhecida da capital paulista foi marcada por polêmicas. Motoristas de carros criticam o estreitamento das faixas destinadas aos veículos.
Em março deste ano, o Ministério Público entrou na Justiça para que as obras da ciclovia fossem paralisadas por falta de estudos de viabilidade técnica. A Justiça negou o pedido de liminar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.