Estátua do 'boi sem coração' é inaugurada no interior de Minas Gerais

Carlos Eduardo Cherem

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

  • Prefeitura Municipal de Ouro Fino (MG)

    A estátua do "boi sem coração" que matou o "menino da porteira" foi inaugurada em dezembro em Ouro Fino (MG)

    A estátua do "boi sem coração" que matou o "menino da porteira" foi inaugurada em dezembro em Ouro Fino (MG)

A estátua do "boi sem coração", que matou o "menino da porteira", foi inaugurada há duas semanas, véspera do Natal, em Ouro Fino (MG), município de 35 mil habitantes e 445 km distante de Belo Horizonte.

A escultura de concreto do artista plástico Genésio Moura, o Ceará, demorou cinco meses para ser construída e faz parte de um complexo de estátuas que está sendo construído em Ouro Fino, ao custo de R$ 200 mil, em alusão aos elementos da famosa música sertaneja "O Menino da Porteira", de Teddy Vieira e Luís Raimundo.

A célebre composição foi gravada pela dupla Luizinho e Limeira, em 1955. Desde então, foi gravada por diversos cantores e duplas sertanejas, tornando-se muito conhecida nas décadas seguintes por meio das interpretações do cantor Sérgio Reis e da dupla Tonico e Tinoco.

O boiadeiro e o berrante de 15 metros

Com a fama da música, Ouro Fino também ficou conhecida em todo país e busca o reconhecimento de "cidade do menino da porteira", explica o coordenador de Cultura e Turismo de Ouro Fino, Dorival Geraldo dos Santos Júnior.

A escultura do "boi sem coração", com cinco metros de altura e nove metros de comprimento, foi instalada na praça em frente ao terminal de ônibus do município, aproximadamente 300 metros de distância do trevo de entrada de Ouro Fino, no km 51 da rodovia MG-290, onde está instalada a escultura "o menino da porteira", com dez metros de altura e 20 metros de comprimento.

Segundo Dorival Júnior, outras duas esculturas que vão compor o complexo "menino da porteira", o berrante e o boiadeiro, serão construídas ainda esse ano.

"Essas estátuas viraram atração na cidade e movimentam o comércio e o turismo do município. É um investimento que tem retorno. Queremos ficar conhecidos como "a cidade do menino da porteira", diz o coordenador de Cultura e Turismo.

"O conjunto é um orgulho dos moradores. Um orgulho municipal", afirma.

Ele explica que a estátua do berrante, que terá 15 metros de altura, será a maior escultura do instrumento no país. Ela também terá a assinatura do artista plástico Ceará. Já a escultura do boiadeiro terá cinco metros de altura.

"A estátua do berrante será a maior do país. Existem outras, mas deste tamanho não", diz Dorival Júnior.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos