Topo

"Nunca fui escravo, mas a mãe era", conta quilombola de 128 anos que vive em Bauru (SP)

Wagner Carvalho/UOL
Imagem: Wagner Carvalho/UOL

Wagner Carvalho

Colaboração para o UOL, em Bauru (SP)

20/11/2016 06h04

Ele afirma ter nascido dentro do quilombo Pedra Branca, localizado no interior do Ceará no ano de 1888, data em que a Lei Áurea foi promulgada e acabou com a escravidão no Brasil. José Aguinelo dos Santos tem, atualmente, a idade presumida de 128 anos.

"Nunca fui escravo, mas a mãe era", afirma Santos.

Ele é mais conhecido como "seu Zé" pelos funcionários e voluntários da Vila Vicentina em Bauru, distante 349 km de São Paulo, onde reside há 43 anos. Os documentos que comprovam a idade do quilombola foram providenciados em 2001. Foi necessário ingressar no Judiciário para conseguir os documentos com a idade presumida, procedimento padrão nesses casos.

O cigarro e o boné azul, que ele só tira para dormir, são seus parceiros inseparáveis. Ele tem jeito quieto, é de poucas palavras, mas narra com propriedade a infância no quilombo. Os funcionários da Vila Vicentina contam que seu Zé gosta, sim, de prosa, de contar piada e arriscam dizer que a timidez é com o repórter forasteiro.

Carteira de identidade de José Aguinelo dos Santos - Wagner Carvalho/UOL - Wagner Carvalho/UOL
Carteira de identidade de José Aguinelo dos Santos
Imagem: Wagner Carvalho/UOL

Ele se lembra dos pais, dos cinco irmãos e da casa grande (a casa que anteriormente era dos senhores de escravos) existente no local. Segundo ele, não havia cama ou colchão, e todos dormiam no mesmo lugar. "A vida era dura", afirma. "Para plantar milho e mandioca, a gente pegava na enxada todo dia."

De acordo com os registros da Vila Vicentina, Aguinelo chegou ao local trazido pelo último patrão que teve. "Antigamente, não havia burocracia para o acolhimento no abrigo, então, não era necessário que ele tivesse todos os documentos", afirma o vice-presidente da Vila Vicentina, Cesar Siqueira Campos.

O idoso tem uma "saúde de ferro" para sua idade e recebe medicamentos para que não desenvolva a diabetes --mas ele não gosta muito. "Deus mandou a gente rezar e não tomar remédio", argumenta.

Atualmente Aguinelo se recupera de uma cirurgia após uma fratura no fêmur.

Guinness

Se a idade presumida do quilombola for comprovada, ele pode se tornar o homem mais idoso do mundo. Campos conta que a direção da Vila Vicentina foi procurada pela equipe do Guinness World Records no Brasil.

"Eles queriam, para aferir a real idade dele, fazer uma raspagem no osso e fazer o exame conhecido como Carbono 14 --ele afere com exatidão a idade. Outra opção era a biópsia da língua, ambos bastante dolorosos para o nosso amigo. Decidimos por não autorizar, porque o título de mais velho do mundo em nada acrescentaria para o Aguinelo", afirma Campos.

Se o quilombola tivesse seu nome registrado no livro dos recordes ele teria direito a um salário mínimo vitalício.