Aeroviários de Guarulhos vão parar a partir de 6h de sexta, diz sindicato
Aeroviários de Guarulhos (SP), Recife (PE) -- representados pela Fentac (Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT) -- e de Porto Alegre (RS) aprovaram em assembleias aderir à greve de 24 horas nesta sexta-feira (28).
Rodrigo Maciel, presidente do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos, diz que a ordem é paralisar as atividades a partir de 6h de sexta.
A categoria está atendendo a convocação de movimentos sociais e centrais sindicais para uma greve geral nacional contra a reforma da Previdência e mudanças na legislação trabalhista propostas pelo governo Michel Temer.
Procurada, a Secretaria de comunicação da Presidência não quis comentar a mobilização. Em diversas ocasiões, Temer disse que as reformas são necessárias para o país voltar a crescer e retomar a geração de empregos. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, chegou a dizer que sem a reforma da Previdência o Brasil pode “quebrar”. Sobre a reforma trabalhista, Temer tem dito que é necessário modernizar as normas que regem as relações de trabalho.
Você é a favor da greve geral convocada para a sexta-feira (28)?
Resultado parcial
Total de 197241 votosValide seu voto
Os aeroviários são responsáveis pelos serviços de contato direto com os passageiros, como o check-in e o embarque. Maciel afirma que 30% dos aeroviários de Guarulhos e Recife vão manter as atividades.
O Sindicato Nacional dos Aeroportuários orientou, por sua vez, para que membros da categoria de todo o Brasil paralisem as atividades nesta sexta. "Dirigentes locais estão fazendo a conscientização. Sabemos que a maioria dos ônibus não vai rodar. Então como o pessoal vai ir trabalhar?", disse Severino Macedo, dirigente sindical do aeroporto de Congonhas.
A decisão dos aeroviários de fazer a greve vai impactar o maior aeroporto do Brasil. Guarulhos tem uma média de 104 mil passageiros e 800 voos por dia, segundo a concessionária. "O aeroporto trabalha com uma cadeia produtiva que se uma categoria adere à greve, o aeroporto não consegue funcionar normalmente", afirma Maciel.
Pode trocar o voo da sexta?
O UOL entrou em contato com as três maiores companhias de aviação do Brasil para informar como o passageiro pode proceder em caso de voos marcados para a sexta-feira.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.