Fala de Lula sobre redução de jornada é sólida como gelatina
Discursando na cerimônia de encerramento do G20 Social, Lula fez uma pálida defesa da redução da jornada de trabalho. Disse que o grupo integrado pelas maiores economias do planeta "precisa discutir uma série de medidas para reduzir o custo de vida e promover jornadas de trabalho mais equilibradas." Declarou que é preciso "ouvir a juventude, que enfrentará as consequências das tarefas que deixarmos inacabadas."
O comentário soou desmoralizante, contrangedor e oportunista. Desmoraliza porque Lula expôs em duas frases um objetivo que não alcançou nos seus dois mandatos anteriores, de 2003 a 2010. Constrange porque, a redução da jornada voltou a existir para o governo apenas no mundo das palavras quando o terceiro mandato do orador está prestes a completar aniversário de dois anos.
A manifestação é oportunista porque pega carona no debate sobre o fim da escala 6X1, que bombou nas redes sociais. Lula surfa na onda da PEC do PSOL abstendo-se de mencionar a iniciativa da deputada Erika Hilton. De resto, transfere para a agenda futura do G20 uma discussão que o Planalto hesita em travar no Congresso. Desconsidera que vários países do bloco já implantaram jornadas "equilibradas".
A ligeireza com que Lula tratou do tema resultou numa fala sólida como gelatina. Se serviu para alguma coisa foi para revelar que Lula pode ter compreendido uma obviedade: sob o efeito das redes sociais, a conjuntura muda tão rapidamente que aquele que inventa pretextos para que alguma coisa não seja feita acaba sendo surpreendido por alguém que está fazendo a coisa.
21 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Dawerson Cavalheri Chiodetto
Os heróis e vilões que a mídia cria e você esquerdista acredita com tamanha ingenuidade. Obama bombardeou 7 países em 6 anos. Somente em 2017 soltou 26 mil bombas. Ganhou prêmio Nobel da Paz !!! Trump assinou 7 tratados de paz e o foi o primeiro presidente que nunca iniciou nenhuma guerra. Todo esquerdista não presta, tem no seu DNA uma falta de caráter e amor por narrativas que destroem o Brasil.
Maria das Graças
O Biden da Silva não tem mais sobriedade. Não sei o que é pior, quando está bêbado ou apenas gagá. E olha que deve ter começado nos tempos de prisão. Vejam quem ele escolheu para se casar. PT e Bolsonaro; o Brasil dos brasileiros.
Antonio Thadeu de Macedo Carlos
Triste ver esta dupla ser representante do país.A 1a dama mostrou realmente todo o despreparo para função, usando palavra de baixo calão.Nao lembro de nenhuma nesta posição tanta desqualificação. Será qye da para esperar coisa melhor.