Cidade de SC registra menor temperatura do país, com -7,4º C; RS tem relatos de neve
O Sul experimentou temperaturas negativas na madrugada desta terça-feira (18). A recém-chegada massa de ar polar colocou os termômetros para baixo de 0° nos três Estados da região.
Santa Catarina apresentou a temperatura mais baixa: -7,4° C no Morro da Igreja, município de Urubici, aponta a Somar Meteorologia. No Rio Grande do Sul e no Paraná, as temperaturas chegaram a -4° C, em São José dos Ausentes e Inácio Martins, respectivamente. Houve relato de neve em seis cidades gaúchas.
O Estado de São Paulo também presenciou uma brusca queda nos termômetros. Na Barra do Turvo, próxima ao Paraná, a temperatura caiu para 3° C na madrugada, enquanto em Campos do Jordão, conhecida por seu clima frio, chegou a 4,6° C.
Na capital paulista, caiu para cerca de 10° C, média que deve manter durante o dia, com máxima de 13° C - de acordo com a Folha de S.Paulo, a sensação térmica chegou a 4º C. “Como a massa de ar polar está chegando no Estado, o frio deve ganhar força durante a tarde, e não perder, como é o comum”, explica a meteorologista Juliana Resende.
As baixas temperaturas no Sul e no Sudeste devem se manter até a manhã da próxima quinta-feira (20). Para amanhã (19), o Sul ainda pode esperar temperaturas abaixo de 0° C, com possibilidade de geada e neve.
“Como a massa de ar polar ainda está passando, as temperaturas tendem a ficar baixas”, explica Juliana. “Depois de quinta-feira, não ficarão tão altas assim, mas a sensação já fica um pouquinho melhor.”
A massa de ar polar segue pelo interior do país, onde deve atingir nesta semana o Centro-Oeste e ir até o sul da região Norte. A expectativa é de que o frio continue até quinta à tarde, de acordo com o instituto, sendo que a próxima madrugada também deve ser gelada na maior parte do país.
Registro de neve em Palmas (via TN online):
Internauta mostra gelo em Planalto (PR):
Internauta do Pontal do Paraná mostra gelo:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.