Detentos fazem rebelião e queimam colchões em cadeia de São Paulo
Detentos do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, fizeram uma rebelião no fim da manhã desta segunda-feira (24). Eles atearam fogo em colchões e cobertas. Dos quatro pátios internos do local, três foram incendiados, segundo a GloboNews.
A SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) informou, por meio de nota, que presos se envolveram em "ato de indisciplina, ateando fogo em colchões". O Grupo de Intervenção Rápida da secretaria foi acionado e entrou na unidade para restabelecer a ordem.
Segundo a SAP, ninguém foi feito refém. Também não há registro de feridos graves - os detentos que se machucaram foram atendidos na própria enfermaria do CDP. Por volta das 13h30, o fogo foi controlado. Agentes de segurança colocaram detentos sentados nos pátios, com as mãos na cabeça, para averiguação.
A SAP ainda não sabe o motivo da rebelião, mas informou que os presos fizeram um buraco entre os pavilhões 1 e 4. Ainda segundo a Secretaria, 13 novos detentos oriundos de delegacias de polícia entrariam hoje no Centro, mas devido à rebelião, foram remanejados para outras unidades prisionais.
A SSP (Secretaria da Segurança Pública) não vai falar sobre o assunto. Enquanto o incêndio acontecia, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) bloqueou a pista local da marginal Pinheiros, que fica ao lado do CDP. Com receio de possíveis fugas, a PM fez um cerco preventivo no local.
Pelas imagens da emissora de TV fechada, era possível ver os detentos atirando objetos para manter as chamas acesas.
Com capacidade para 521 pessoas, o CDP Pinheiros tinha 1.383 homens, segundo dados da SAP. Nos quatro prédios, estão detentos que ainda aguardam por uma audiência e julgamento da Justiça.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.