Topo

Pássaros morrem após bater em vidros instalados por prefeitura de cidade do RJ

Armação de vidro temperado inaugurada pela prefeitura causa morte de pássaros - Reprodução/Facebook
Armação de vidro temperado inaugurada pela prefeitura causa morte de pássaros Imagem: Reprodução/Facebook

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL

01/02/2018 11h49

Instalações de vidro têm causado a morte de pássaros, que se chocam contra elas, em uma praça em Araruama, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Fotos dos animais mortos em torno do complexo têm circulado pelas redes sociais.

Leia também

A armação de vidro temperado foi inaugurada pela prefeitura em dezembro de 2017. Ao todo, são 70 placas de vidro que compreendem o Complexo Manuel Fernandes Filho, na orla da cidade fluminense, a cerca de 100 km da capital. Antes, as praças eram cercadas por grades.

Moradores e turistas têm publicado fotos de pássaros mortos ao redor dos vidros - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Moradores e turistas têm publicado fotos de pássaros mortos ao redor dos vidros
Imagem: Reprodução/Facebook

Desde então, moradores e turistas têm publicado fotos de pássaros mortos ao redor dos vidros. “Se for transparente ou espelhado, os pássaros não veem e batem. Com a velocidade que estão, sofrem traumas na cabeça”, explica o médico veterinário Andreas Lobmaier, especialista em pássaros, ao UOL.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Araruama para esclarecer a questão, mas não teve resposta até o fechamento da matéria.

De acordo com Lobmaier, além da retirada do vidro, uma solução seria adesiva-lo por completo. “Se for transparente, colocar adesivos nas pontas ou no meio não vai adiantar, vão bater do mesmo jeito. Teria de tampá-lo por inteiro.”

Pronunciamento no Facebook

O Secretário Municipal de Ambiente, Agricultura, Abastecimento e Pesca, Cláudio Barreto, publicou uma brincadeira sobre o assunto em sua conta pessoal no Facebook. “Estou pensando se eu sair de casa, um passarinho pode bater no meu vidro !!”, diz a legenda da foto que mostra o vidro de um carro.

Secretário de Municipal Cláudio Barreto publicou piada sobre assunto no Facebook - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Secretário de Municipal Cláudio Barreto publicou piada sobre assunto no Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Lobmaier explica que os pássaros não veem os vidros espelhados e transparentes estáticos, como prédios ou as placas instaladas em Araruama. A lógica não se aplica aos automóveis.

A reportagem contatou Cláudio Barreto e a secretaria, mas também não teve resposta até o fechamento da matéria.

No entanto, dentre as atribuições da secretaria, publicadas no site da prefeitura, estão “proteger e preservar a fauna e a flora na forma da lei, às práticas que coloquem em risco sua função ecológica ou submetam animais à crueldade” e “promover a educação ambiental”.

Problema recorrente

De acordo com o veterinário, este é um problema discutido no mundo inteiro. “Nos Estados Unidos, há alguns anos há estudos que falam sobre os problemas de prédios de vidro para a vida dos pássaros”, afirma o veterinário. “Em São Paulo, recebemos muitos pássaros que bateram nestes edifícios e caíram.”