Pássaros morrem após bater em vidros instalados por prefeitura de cidade do RJ
Instalações de vidro têm causado a morte de pássaros, que se chocam contra elas, em uma praça em Araruama, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Fotos dos animais mortos em torno do complexo têm circulado pelas redes sociais.
Leia também
- Casal que achou câmera escondida em Airbnb está "aterrorizado"
- Tênis na areia é coisa de turista? Casal mostra estrago de bicho geográfico
- Polos magnéticos da Terra irão se inverter. Este fenômeno afetará sua vida
A armação de vidro temperado foi inaugurada pela prefeitura em dezembro de 2017. Ao todo, são 70 placas de vidro que compreendem o Complexo Manuel Fernandes Filho, na orla da cidade fluminense, a cerca de 100 km da capital. Antes, as praças eram cercadas por grades.
Desde então, moradores e turistas têm publicado fotos de pássaros mortos ao redor dos vidros. “Se for transparente ou espelhado, os pássaros não veem e batem. Com a velocidade que estão, sofrem traumas na cabeça”, explica o médico veterinário Andreas Lobmaier, especialista em pássaros, ao UOL.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Araruama para esclarecer a questão, mas não teve resposta até o fechamento da matéria.
De acordo com Lobmaier, além da retirada do vidro, uma solução seria adesiva-lo por completo. “Se for transparente, colocar adesivos nas pontas ou no meio não vai adiantar, vão bater do mesmo jeito. Teria de tampá-lo por inteiro.”
Pronunciamento no Facebook
O Secretário Municipal de Ambiente, Agricultura, Abastecimento e Pesca, Cláudio Barreto, publicou uma brincadeira sobre o assunto em sua conta pessoal no Facebook. “Estou pensando se eu sair de casa, um passarinho pode bater no meu vidro !!”, diz a legenda da foto que mostra o vidro de um carro.
Lobmaier explica que os pássaros não veem os vidros espelhados e transparentes estáticos, como prédios ou as placas instaladas em Araruama. A lógica não se aplica aos automóveis.
A reportagem contatou Cláudio Barreto e a secretaria, mas também não teve resposta até o fechamento da matéria.
No entanto, dentre as atribuições da secretaria, publicadas no site da prefeitura, estão “proteger e preservar a fauna e a flora na forma da lei, às práticas que coloquem em risco sua função ecológica ou submetam animais à crueldade” e “promover a educação ambiental”.
Problema recorrente
De acordo com o veterinário, este é um problema discutido no mundo inteiro. “Nos Estados Unidos, há alguns anos há estudos que falam sobre os problemas de prédios de vidro para a vida dos pássaros”, afirma o veterinário. “Em São Paulo, recebemos muitos pássaros que bateram nestes edifícios e caíram.”
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.