Topo

Na Europa, Crivella afirma que acompanha situação no Rio após as chuvas

Marina Lang

Colaboração para o UOL, no Rio

15/02/2018 10h16

Enquanto viaja pela Europa, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), postou mensagem em sua rede social dizendo que acompanha a situação dos temporais que afetaram diversos pontos da cidade e mataram ao menos quatro pessoas entre a noite de quarta-feira (14) e a madrugada de quinta-feira (15).

“Caros amigos, estou acompanhando a situação. O alerta de crise para a chuva intensa foi dada [sic] e a Defesa Civil foi colocada em prontidão para atuar prontamente em caso de acidentes graves”, escreveu o prefeito.

Veja também

PSOL tenta proibir Crivella de viajar no Carnaval

“Em poucos minutos o estágio de crise será rebaixado para alerta, mas continuaremos atentos para qualquer emergência”, continuou em mensagem postada na madrugada.

Crivella disse ainda que enviou os secretários Jorge Felippe Neto (Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente) e Paulo Messina (Secretaria da Casa Civil) ao COR (Centro de Operações do Rio) para coordenar as equipes que atendem as emergências na cidade.

A cidade amanheceu com ruas alagadas, árvores caídas, problemas no transporte público e regiões sem energia elétrica. Parte da ciclovia Tim Maia, na zona oeste, desabou. As regiões oeste e norte foram as mais atingidas.

Nas redes sociais, o COR pediu aos moradores que se desloquem pela cidade apenas no período da tarde. “Ainda há problemas em diversas regiões do município, como quedas de árvores, sinais com defeitos, etc. Equipes da prefeitura trabalham nas ocorrências”, disse o Centro de Operações.

Crivella, que é bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus, viajou para a Europa durante o Carnaval. Em vídeo postado no domingo (11), o prefeito disse que aproveitou a “folguinha” para viajar no Carnaval.

O objetivo da viagem, de acordo com Crivella, foi conhecer a Agência Espacial Europeia (ESA) e empresas que fornecem tecnologia de segurança na Alemanha, na Áustria e na Suécia.

Segundo reportagem do jornal “O Globo” publicada nesta quinta-feira, um funcionário da ESA disse que a visita de Crivella teve “caráter puramente privado”, ao contrário do que disse o prefiro, que a classificou como uma agenda oficial.