Topo

Confeiteiros criam escultura de chocolate de Chico Xavier e buscam recorde com "casa de João e Maria"

Expocolate de Uberaba cria escultura de chocolate de 200 quilos de Chico Xavier  - Divulgação Praça Uberaba Shopping
Expocolate de Uberaba cria escultura de chocolate de 200 quilos de Chico Xavier Imagem: Divulgação Praça Uberaba Shopping

Carlos Eduardo Cherem

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

26/03/2018 17h14

Animados após terem obtido o certificado do Guinness Book com a criação do maior coelho de chocolate do mundo, com quatro toneladas, na Páscoa do ano passado, 15 confeiteiros de Uberaba (a 475 km de Belo Horizonte) estão confeccionando a estrutura de uma casa de chocolate que será "a maior do mundo".

A escultura de chocolate, segundo os expositores, será inspirada no célebre conto de fadas João e Maria (copilado pelos irmãos Grimm).

Serão utilizadas 11 toneladas de chocolate para construir a estrutura de 16 metros quadrados e quatro cômodos, que será instalada no Praça Uberaba Shopping.

“As crianças vão poder, inclusive, circular por dentro dela”, diz o chef chocolatier Alexandre Bispo, coordenador do projeto.

A certificação do recorde está programada para o próximo sábado (31), com a presença de um juiz oficial do Guinness Word Records.

Além da casa, a edição 2018 da Expocolate de Uberaba terá uma escultura de chocolate de 200 quilos de Chico Xavier (1910-2002), o mais famoso médium brasileiro.

A equipe de confeiteiros, coordenada por Bispo, reproduziu em tamanho natural o médium, com 1,60 m de altura, em dois dias.

A escultura está sendo mantida em refrigeração adequada para compor no fim de semana da Páscoa a exposição.

Segundo Bispo, além da casa e da escultura de Chico Xavier, os confeiteiros farão também uma réplica em tamanho natural da apresentadora Ana Maria Braga, da rede Globo, que deverá ser iniciada nesta terça-feira (27) e concluída até sexta-feira (30), véspera da exposição das três esculturas.