Topo

Forças Armadas inspecionam 3 unidades de elite da PM do Rio

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

27/03/2018 10h13

O comando do GIF (Gabinete de Intervenção Federal) realiza nesta terça-feira (27) uma inspeção nas instalações de três unidades de elite da Polícia Militar do Rio: a Tropa de Choque, o BAC (Batalhão de Ações com Cães) e o GAM (Grupamento Aeromóvel).

Segundo os militares, o objetivo é verificar as condições de trabalho e a manutenção de veículos e outros equipamentos, além de mapear os problemas estruturais que interferem na rotina da corporação.

O chefe do GIF, general Mauro Sinott, chegou ao batalhão da Tropa de Choque por volta das 8h e passou a tropa em revista.

O ritual chegou a ser cuidadosamente ensaiado pouco antes do desembarque da comitiva. PMs perfilados saudaram a autoridade e bateram continência, diferentemente do que ocorreu durante a inspeção no 14º BPM (Bangu), em 14 de março, segundo reportagem do jornal “Folha de S. Paulo”.

Na ocasião, alguns policiais não bateram continência quando anunciada a presença do general.

Sinott não quis falar com a imprensa ao chegar à sede da Tropa de Choque. A inspeção deve durar até as 16h, de acordo com um assessor do GIF presente no local.

Por volta de 13h, os militares devem sair para almoçar e, posteriormente, retomarão o trabalho. Ainda não há um balanço oficial sobre a inspeção desta terça.

O GIF já realizou outras duas inspeções desde que assumiu o comando da segurança pública no Estado. A primeira ocorreu no batalhão de Bangu, na zona oeste da cidade, e a segunda nas instalações do Bope (Batalhão de Operações Especiais), na zona sul carioca.

Após as visitas, nenhum resultado efetivo foi apresentado pelas autoridades até o momento.