Topo

Falha em radar da Aeronáutica afeta voos nos aeroportos de São Paulo

Decolagens foram sendo normalizadas gradativamente depois das 11h30 - Danilo Verpa/Folhapress
Decolagens foram sendo normalizadas gradativamente depois das 11h30 Imagem: Danilo Verpa/Folhapress

Luís Adorno

Do UOL, em São Paulo

20/07/2018 12h32

Uma falha no radar do controle de aproximação de São Paulo, administrado pela Aeronáutica, afetou as decolagens nos aeroportos de Guarulhos, na região metropolitana, e de Congonhas, na zona sul da capital, na manhã desta sexta-feira (20).

Segundo a concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Guarulhos e a Infraero, não houve decolagens entre 10h45 e 11h30. Em seguida, os voos, que estavam atrasados, foram recebendo autorização para decolar.

Segundo a Infraero, das 110 decolagens programadas até 12h desta sexta no aeroporto de Congonhas, 21 voos decolaram atrasados e outros 12 continuavam com a partida em atraso. Apenas dois foram cancelados. Dos 85 pousos programados, 15 chegaram atrasados.

Em Guarulhos, até 13h, três voos foram cancelados. Outros 86 apresentavam atrasos acima de 30 minutos, mas conseguiram decolar. Para o pouso, oito foram cancelados e 84 aterrissaram atrasados.

Tanto a concessionária terceirizada quando a administração pública apontam que o ideal é que o passageiro que tenha voos marcados para esta sexta entre em contato com a companhia aérea para saber se há mudança no horário previsto.

Causas são apuradas, diz Aeronáutica

Procurada, a Aeronáutica informou que o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea adota, desde a madrugada desta sexta-feira, ações de contingenciamento de fluxo entre as aeronaves para pousos e decolagens na área de São Paulo.

"As medidas também envolvem todos os voos que tenham a área de São Paulo como destino. A adoção dessas ações de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo foi necessária devido a instabilidades no sinal do radar da Área de Controle Terminal de São Paulo, cujas causas estão sendo apuradas", informou, em nota.

Ainda de acordo com a nota, "todas as medidas necessárias têm sido tomadas com o objetivo de manter o elevado nível de segurança das operações, com o menor impacto possível para os passageiros". 

Rio e Brasília

O reflexo da pane em São Paulo foi sentido em outros aeroportos importantes do país. O Santos Dumont, no Rio, por exemplo, teve quatro voos cancelados na manhã desta sexta. O de Brasília, no mesmo período, teve quatro voos atrasados e um cancelado.