Topo

Grávida é resgatada de navio em alto mar para dar à luz na Espanha

Bruna Alves

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/04/2019 21h37Atualizada em 11/04/2019 22h08

Uma brasileira descobriu que estava grávida e quase deu à luz a bordo de um navio, quando o cruzeiro navegava pelo Oceano Atlântico, na última segunda-feira (8). Ela foi retirada do navio por um helicóptero e deu à luz em um hospital da Espanha, onde ela e o bebê passam bem.

Segundo a MSC Cruzeiros, o navio MSC Seaview havia passado por Salvador e seguia para Santa Cruz de Tenerife, na Espanha, quando a moça começou a se queixar de dores - que eram contrações. Até então, ela não sabia da gestação, segundo os relatos dos presentes.

Por volta das 10h, tripulantes médicos obstetras se mobilizaram após um pedido feito pelo autofalante do navio. Pouco depois, também foi pedida ajuda de um pediatra. Com isso, toda tripulação percebeu que uma criança estaria a caminho.

Alguns monitores começaram a recolher doações de roupas e cobertores para o bebê que estava chegando. A doula Adriana Vieira, 48, estava no navio e também ajudou na arrecadação. Ela conta que ligaram em sua cabine depois que souberam qual era sua profissão.

"Expliquei o trabalho que fazemos como doula, (desde) apoio emocional, a minimizar as dores nas contrações, a modificar a posição do bebê, quando necessário", disse ao UOL a profissional, que já acompanhou mais de 550 partos em 10 anos de experiência. Adriana contou que apenas complementou o trabalho dos médicos: "eles já tinham uma equipe clínica formada e atuando".

Em seguida, a gestante foi encaminhada para o 4º andar na ala médica, onde realizou exames iniciais. Por precaução, a equipe médica decidiu encaminhá-la ao hospital, para que ela tivesse o bebê com mais segurança.

MSC Seaview, navio da MSC Cruzeiros de onde uma mulher grávida foi retirada por helicóptero para dar à luz - Divulgação/MSC Cruzeiros - Divulgação/MSC Cruzeiros
MSC Seaview, navio da MSC Cruzeiros de onde a mulher grávida foi retirada para dar à luz
Imagem: Divulgação/MSC Cruzeiros

Mãe e bebê passam bem

A equipe da empresa fez contato com a guarda espanhola e um helicóptero foi enviado ao local. "Foi um resgate cinematográfico mesmo", afirmou Adriana. Segundo ela, "o helicóptero sobrevoou muito perto do navio, em alto mar, e dois homens desceram no deck superior e depois resgataram a grávida".

A moça foi encaminhada para um Hospital em Las Palmas, Gran Canaria, na Espanha. O menino nasceu no mesmo dia, às 22h, horário local da Espanha. Apesar do susto, mãe e bebê passam bem e logo voltarão para casa.

Segundo Adriana, os apresentadores dos shows noturnos do cruzeiro contaram a novidade do nascimento do menino para todos. Ele se chama Giuseppe, uma homenagem feita pela mãe ao comandante do navio, que tem o mesmo nome.

Os tripulantes comemoraram o nascimento da criança. "Fiquei muito feliz com o final dessa história extraordinária, pois, como doula sei que os bebês realmente nascem na hora que querem, que estão prontos, independente de onde estivermos. E sempre que eu puder colaborar farei a minha parte", disse Adriana.

Volta para casa

A empresa não informou a identidade da mãe, mas disse que está prestando todo apoio. "A MSC Cruzeiros dá as boas-vindas a este novo membro da família. Continuamos a dar todo o suporte à nossa tripulante, garantindo que ela receba todos os cuidados necessários, além de estar organizando a viagem de volta de ambos para casa".

Apesar da situação inusitada, a mobilização voluntária dos tripulantes chamou a atenção da MSC. "A situação foi surpreendente para nós, e em especial para a nossa tripulante. Foi tratada de maneira rápida, profissional e eficiente".

O Cruzeiro saiu do Porto de Santos no dia 30 de março. A embarcação passou por Búzios (RJ) e Salvador e continua sua travessia até chegar no seu destino final, em Barcelona (Espanha), no próximo sábado (13).

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que a matéria informou, Barcelona não é a capital da Espanha. A informação foi corrigida.